Mobilidade Urbana: Plano Diretor aborda desafios em audiência pública

Nova audiência acontecerá nesta quinta (17)

Dando prosseguimento aos debates em torno do Plano Diretor de Macaé, a Câmara dos Vereadores realizou, no início da noite desta terça-feira (15), a quinta audiência pública para revisão do projeto. O ato foi conduzido pelo vereador Luciano Diniz (PT) e contou com a presença do líder da oposição, Igor Sardinha (PRB), além de representantes da prefeitura.

Uma das bandeiras do texto contempla o transporte coletivo, englobando políticas de qualidade e segurança e ampliação do serviço. “É muito importante ver que o Plano Diretor está sendo discutido e revisado por todos. Todas as pautas discutidas serão registradas em Ata Oficial e esperamos contribuir para esse importante instrumento de participação popular”, disse Luciano Diniz.

Antes das audiências, o Executivo foi responsável pela realização de Câmaras Temáticas para envolver a sociedade na elaboração do texto. Entre as sugestões, está a inclusão do Plano Rodoviário da Região Serrana, assegurando sua implantação no Plano de Mobilidade Urbana, contemplando melhorias nas vias de acesso aos distritos da cidade, respeitando a preservação e auxiliando atividades turísticas e de produção agrícola.

Sobre as estratégias para facilitar a fluidez do trânsito, foi debatida a fixação de horários especiais para tráfego de veículos de transporte de cargas pesadas nas vias de maior movimento. Ciclovias, setor ferroviário, transporte particular e privado também foram contemplados com implantação de estudos.

Nesta quinta-feira (17), a Câmara realizará a sexta audiência pública, sob o tema “Parcelamento, uso e ocupação do solo”, a partir das 18 horas.

Jornalista: Júnior Barbosa