Modernização Administrativa da Câmara está em andamento

Desde o dia 5 deste mês, está em vigor a Resolução 1.852/07 que

Desde o dia 5 deste mês, está em vigor a Resolução 1.852/07 que institui o Programa de Modernização Administrativa da Câmara de Macaé.  O projeto visa executar ações que reforcem a representatividade, a credibilidade e a legitimidade das relações entre os vereadores e os cidadãos, especialmente por meio do aprimoramento da comunicação entre eles. Para alcançar esses objetivos a Câmara tem buscado parceria com instituições como o Instituto Brasileiro de Administração Municipal-Ibam e a Fundação Educacional de Macaé-Funemac.

O programa tem como objetivo desenvolver projetos: de educação e treinamento sobre temas relacionados ao Legislativo, voltados aos servidores da Câmara e à população; de coleta, seleção e armazenamento de informações, e de criação de banco de dados para a atividade legislativa em todos os níveis. Esse banco de dados estará disponível aos cidadãos, visando aumentar a transparência das ações e decisões do parlamento.

Além disso, é intenção da Mesa Diretora é otimizar os métodos administrativos através da integração de setores e da interação de pessoal e, também, do intercâmbio dos legisladores e funcionários com os cidadãos e o Executivo. Portanto, de acordo com o primeiro-secretário da casa legislativa, Maxwell Vaz (PT), essa proposta de gestão terá como principais ferramentas a informatização e a qualificação profissional.

Vaz esclareceu: “O processo de modernização está sendo feito dentro de um conteúdo programático, que abre possibilidades de um diagnóstico de todos os seus segmentos, garantindo uma forma mais eficaz de desenvolver os trabalhos legislativos”. Ele explica que o objetivo é que o programa sirva como orientador do processo de vitalização. “Não é em si a execução das ações”, disse.

Mesmo antes de ser formalizada pela Resolução 1.852/07, algumas etapas do processo de modernização administrativa da Câmara já estavam em andamento. Em parceria com a Funemac, atualmente presidida por Joelson Ribeiro, foram promovidos dois módulos do curso sobre Processo Legislativo, voltado para funcionários, assessores e vereadores. Por meio de um convênio com o Ibam, a Câmara elabora o primeiro concurso público do Legislativo de Macaé e o plano de cargos e salários dos funcionários do órgão. Além disso, a montagem de uma rede interna de comunicação foi concluída.