Museu do Legislativo


 

Inaugurado no dia 30 de junho de 2016, o Museu do Legislativo tem como objetivo resgatar e preservar a história política da cidade. O acervo reúne documentos, imagens, objetos e publicações históricas sobre Macaé.
Além de disponibilizar todo esse material ao público, o museu tem o propósito de manter, de forma constante, o trabalho de coleta e catalogação das legislações e registros importantes da história política macaense.

Localizado em um prédio histórico do século XIX no Centro da cidade, o lugar abrigou, por mais de um século, os trabalhos do Legislativo até que, em 2013, a sede da Câmara Municipal de Macaé foi transferida para um novo imóvel na Virgem Santa.

A partir dessa data, foi pensada uma nova utilização para o espaço que, antes de se tornar um espaço público, foi residência de algumas autoridades ainda no século XIX .

De 1910 a 1993, o prédio foi sede tanto do Executivo quanto do Legislativo. Findo esse período, o imóvel passou por uma grande reforma que recuperou a sua estrutura e arquitetura original.

Em janeiro de 2017, ele foi fechado para uma nova obra que, além de fazer os reparos necessários, pretende adequá-lo à sua nova finalidade.

 

Visitação
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o Museu do Legislativo pode ser visitado por estudantes, pesquisadores, turistas e outros interessados. Escolas e outros grupos também podem agendar uma visita guiada pelo telefone: 2796-7850 ou e-mail: museudolegislativo@cmmacae.rj.gov.br.