Na Alerj, Comissão garante incentivos fiscais para os campos maduros

Vereadores articulam manutenção de incentivos ficais para empresas petrolíferas.

Após discussões sobre a proposta que restringe os incentivos fiscais no Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação (Repetro), na última terça-feira (13), uma comitiva da Câmara de Macaé foi à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (15). O objetivo era buscar junto aos deputados barrar o Projeto de Lei (PL) 3.660/17, de autoria do presidente interino André Ceciliano (PT). Após horas de encontros e reuniões, os vereadores conseguiram um acordo para excluir os poços maduros de exploração de petróleo das possíveis mudanças.
O Repetro existe desde 1999 e, no ano passado, foi prorrogado pelo Governo Federal até 2040, deixando para os estados a decisão de aderirem ou não ao convênio. Desta forma, o PL prevê a restrição dos benefícios para a importação de bens e mercadorias apenas na fase exploratória de petróleo e gás, excluindo atividades de pesquisa e produção. De acordo com empresários e representantes de entidades ligadas ao comércio e ao turismo de Macaé que acompanharam os vereadores, o estado perderá competitividade para outros polos, como a Bacia de Santos.
A comitiva dos vereadores foi liderada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Bittencourt (PMDB), e pelo relator, Maxwell Vaz (SD), além de contar com o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS), e os parlamentares Welberth Rezende (PPS), Alan Mansur (PRB), Marvel Maillet (Rede) e Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro.
Para Eduardo, a atuação dos parlamentares foi positiva. “Tivemos avanços importantes com a inclusão dos poços maduros de exploração de petróleo integralmente ao Repetro. Agora, é continuar acompanhando a tramitação”, acrescentou.Ainda sim, Maxwell reforçou as críticas ao PL. “O estado de São Paulo já aderiu integralmente ao Repetro e o governador do Espírito Santo acaba de encaminhar um projeto com o mesmo teor para o legislativo. O nosso empenho é para que o Rio de Janeiro não perca competitividade”, acrescentou.
A proposta de emenda para os campos maduros surgiu no gabinete da presidência da Alerj, após André Ceciliano ouvir a defesa dos vereadores. O petista esteve acompanhado de outros deputados que também concordaram com a medida. Entre eles, estava Luiz Paulo (PSDB), presidente da Comissão de Tributação que deu parecer favorável ao projeto. A Alerj prevê votar o projeto já com a alteração na próxima quarta-feira (21).
Antes do encontro, os vereadores também foram recebidos pelos deputados Geraldo Moreira (Podemos) e Geraldo Pudim (PMDB), atual 1º secretário. No decorrer do dia, se juntaram à comitiva o ex-deputado estadual, Glauco Lopes, e o suplente Chico Machado (PDT). O ex-vereador de Macaé assumiu uma das cadeiras da assembleia entre os meses de setembro e novembro de 2017.
Base do governo votará contra o projeto

De acordo com o secretário da Casa Civil, Christino Áureo, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) orientou a bancada governista a votar contra o PL. A informação foi dada no encontro que aconteceu já no final da tarde, no Palácio da Guanabara. Em caso de aprovação, as chances de um veto são grandes, o que obrigaria os deputados a votarem por manter ou derrubar o veto do governador.
Mais cedo, a posição também foi defendida por Geraldo Pudim, ainda na Alerj. “Pessoalmente, voto contra e acredito que temos grandes chances de ver o projeto sair da pauta ou que tenhamos maioria. Não podemos enfraquecer as empresas que investem no estado”, disse.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.