Novembro Azul e Africanidade entram na programação do Centro Cultural

Foto:Tiago Ferreira

Prevenção ao câncer de próstata e a consciência negra são os destaques na antiga sede do Legislativo macaense

O Centro Cultural do Legislativo terá programação especial durante o mês de novembro. Unindo duas causas de grande relevância para a sociedade, o espaço criado pelo Legislativo macaense receberá ações da campanha de prevenção ao câncer de próstata, Africanidade, uma série de atividades ligadas à consciência negra. A abertura oficial dos eventos acontece na próxima quarta-feira (6), a partir das 16h.

No dia, a antiga sede da Câmara de Macaé, localizada no Centro, será iluminada de azul, cor que faz alusão à campanha de saúde voltada aos homens. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o tumor na próstata é o principal tipo de câncer que causa a morte da população masculina no Brasil, quase sempre por falta de um diagnóstico precoce.

No mês em que se celebra a Consciência Negra (20/11), para resgatar a história e fortalecer as raízes da cultura africana, o Museu do Legislativo recebe a exposição “Sorriso Negro”, do fotógrafo Luiz Bispo. As imagens fazem parte do acervo do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e estarão abertas ao público até o final do mês.

O fim de tarde ainda reserva uma apresentação da Orquestra Popular de Macaé e uma roda de capoeira com o Mestre Quico. Já a palestra “Identidade Negra”, que será ministrada pela professora, escritora e poetisa Conceição de Maria, no plenário, encerra o dia. Durante as atividades, a Praça Gê Sardenberg contará com feira de artesanato e alimentação.

O convite aos eventos foi reforçado pelo presidente Eduardo Cardoso (Cidadania). “O Centro Cultural é da população macaense. Nosso objetivo é que o conhecimento e o resgate da nossa história cheguem a cada vez mais pessoas, com programações gratuitas e de qualidade.”

Funcionamento

O espaço, que abrange o Museu, a Escola do Legislativo e a Biblioteca Pública, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Os telefones de contato para informações ou agendamento de visitas em grupos são: (22) 2772-4268 e 2772-4885.

Programação – Quarta-feira (06/11)

16h – Abertura
– Exposição “Sorriso Negro”, por Luiz Bispo
– Orquestra Popular de Macaé
– Apresentação de capoeira com o Mestre Quico

18h30 – Palestra
– Tema: Identidade Negra, com a professora Conceição de Maria

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support