Novembro Azul e Africanidade entram na programação do Centro Cultural

Prevenção ao câncer de próstata e a consciência negra são os destaques na antiga sede do Legislativo macaense

O Centro Cultural do Legislativo terá programação especial durante o mês de novembro. Unindo duas causas de grande relevância para a sociedade, o espaço criado pelo Legislativo macaense receberá ações da campanha de prevenção ao câncer de próstata, Africanidade, uma série de atividades ligadas à consciência negra. A abertura oficial dos eventos acontece na próxima quarta-feira (6), a partir das 16h.
No dia, a antiga sede da Câmara de Macaé, localizada no Centro, será iluminada de azul, cor que faz alusão à campanha de saúde voltada aos homens. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o tumor na próstata é o principal tipo de câncer que causa a morte da população masculina no Brasil, quase sempre por falta de um diagnóstico precoce.
No mês em que se celebra a Consciência Negra (20/11), para resgatar a história e fortalecer as raízes da cultura africana, o Museu do Legislativo recebe a exposição “Sorriso Negro”, do fotógrafo Luiz Bispo. As imagens fazem parte do acervo do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e estarão abertas ao público até o final do mês.
O fim de tarde ainda reserva uma apresentação da Orquestra Popular de Macaé e uma roda de capoeira com o Mestre Quico. Já a palestra “Identidade Negra”, que será ministrada pela professora, escritora e poetisa Conceição de Maria, no plenário, encerra o dia. Durante as atividades, a Praça Gê Sardenberg contará com feira de artesanato e alimentação.
O convite aos eventos foi reforçado pelo presidente Eduardo Cardoso (Cidadania). “O Centro Cultural é da população macaense. Nosso objetivo é que o conhecimento e o resgate da nossa história cheguem a cada vez mais pessoas, com programações gratuitas e de qualidade.”
Funcionamento
O espaço, que abrange o Museu, a Escola do Legislativo e a Biblioteca Pública, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Os telefones de contato para informações ou agendamento de visitas em grupos são: (22) 2772-4268 e 2772-4885.
Programação – Quarta-feira (06/11)
16h – Abertura
– Exposição “Sorriso Negro”, por Luiz Bispo
– Orquestra Popular de Macaé
– Apresentação de capoeira com o Mestre Quico
18h30 – Palestra
– Tema: Identidade Negra, com a professora Conceição de Maria

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.