Outubro Rosa: Requerimento cobra ações do Executivo

Foto:Tiago Ferreira

Marvel apresentou também requerimento questionando o uso do Parque de Exposições.

Para marcar o Outubro Rosa, dedicado à luta contra o câncer de mama, Marvel Maillet (Rede) apresentou o Requerimento 547/2018, que solicita à Secretaria de Saúde que informe acerca das ações de conscientização previstas. A proposição foi aprovada por unanimidade, na sessão da Câmara dos Vereadores desta terça-feira (2).

“Não estão sendo feitas mamografias na cidade. Vejo reclamações nas redes sociais de mulheres que já esperam o exame há um ano”, afirmou o vereador, elencando os direitos que pessoas acometidas de câncer têm e com frequência ignoram.

Segundo Marvel, em determinados casos comprovados, os pacientes podem obter renda mensal vitalícia, aposentadoria por invalidez, liberação do FGTS e PIS; isenção de imposto de renda, ICMS, IPI e IPVA; quitação da casa própria, transporte público gratuito e reconstrução da mama.

“Consegui nesta Casa aprovação de emenda impositiva ao orçamento no valor de R$ 400 mil para a compra de mamógrafo, mas o aparelho não foi comprado”, protestou. Também Maxwell Vaz (SD) mencionou emendas aprovadas com esse fim. “O que ocorre é que os valores previstos são remanejados para outras destinações”.


CPI da Saúde

Ele mencionou até a necessidade de abrir uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI). “Temos um fundo com recursos de R$ 400 milhões e não se faz nem PSA”, disse ele, referindo-se à sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico, exame para detectar câncer de próstata. O vereador acrescentou ainda a ideia de fazer um abaixo-assinado com mulheres apoiando a abertura de uma CPI.

O presidente Eduardo Cardoso (PPS) lamentou a situação. “Quando se faz a mamografia, 90% dos casos de câncer de mama são evitados. Ela devia ser realizada até em mulheres a partir de 30 anos”. Eduardo afirmou que o risco de radiação, que restringia os exames, é cada vez menor nos aparelhos mais novos, graças ao desenvolvimento tecnológico.


Mamógrafo atingido por bala perdida

Marcio Bittencourt (MDB) lembrou ainda o caso de um mamógrafo quebrado, atingido por bala perdida numa das unidades de Estratégia de Saúde da Família das Malvinas, e que não é substituído pelo Ministério da Saúde, porque o município não deu baixa.


Parque de Exposições

Na mesma sessão foi aprovado o Requerimento 456/2018, também de Marvel, que questiona o Executivo sobre as atividades realizadas no Parque de Exposições. Ele criticou a falta de aproveitamento do espaço. “Meu receio é que vire um elefante branco”. Maxwell apoiou o requerimento. “Voto a favor. Mas defendo que o local seja licitado para a iniciativa privada, gerando economia na manutenção e ainda alguma renda com o aluguel”.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support