Parlamentares cobram do Executivo apoio em ações de segurança

Câmara discute ações para promover a segurança pública.

Diversos parlamentares cobraram ações do Executivo no apoio à segurança pública, na sessão dedicada ao tema nesta quarta-feira (16). Um deles foi Maxwell Vaz (SD), que pediu manutenção das câmeras do sistema de monitoramento e a implantação do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis).
“Da última vez que visitei a base do sistema de monitoramento, metade das câmeras estava sem funcionar. Gostaria de saber qual é a situação atual e por que a prefeitura não investe no Proeis como ferramenta de reforço ao policiamento”, indagou o parlamentar do Solidariedade.
O corregedor da Secretaria de Ordem Pública, Edmilson Santana, informou que não havia quem fizesse a manutenção das câmeras, posteriormente, um raio atingiu a torre do sistema de monitoramento, causando prejuízo a todo o sistema. “Mas uma licitação já está em andamento e vamos reconstruir o que foi danificado. A reparação das câmeras será responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia”. Sobre o Proeis, Santana informou que deve ser retomado, mas depende da adesão dos policiais.
O vereador Welberth Rezende (PPS) questionou o que vem sendo feito em relação ao cumprimento da Lei Federal 13.022, que dá novas atribuições aos guardas municipais. O corregedor esclareceu que já está funcionando a “Patrulha Comunitária”, na qual a Guarda Municipal realiza rondas, coíbe assaltos e faz até prisão de suspeitos que são encaminhados às delegacias. “Também estamos trabalhando em conjunto com a PM na Região Serrana e estudando novas parcerias que possam contribuir com a segurança pública”, respondeu Santana.
O vereador Marvel Maillet (Rede) criticou a falta de políticas públicas de esporte, lazer, cultura, educação, trabalho e renda para os jovens de Macaé. “Não há contraturno escolar, as praças estão destruídas ou ocupadas por viciados e criminosos e até a bolsa-estágio foi cortada pelo governo municipal.”
As ações sugeridas nesse debate serão levadas ao Comando de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro por Maxwell Vaz e Robson Oliveira. Os parlamentares lideram a comitiva que deve ir ao Rio conversar com o general do Exército Walter Braga Netto, atual responsável pela intervenção militar, para que medidas sejam tomadas também no interior do estado.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.