Parlamentares denunciam abandono da Região Serrana

Foto:Ivana Gravina

Legislativo reforça a necessidade de intervenções do governo nos distritos.

Quatro propostas com foco na Região Serrana foram aprovadas na sessão desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Macaé. Os requerimentos do vereador Marvel Maillet (Rede) solicitam a cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Raul Veiga e a reforma da passarela da Ilha da Canoa, ambas localizadas em Glicério. Já a indicação do parlamentar Luiz Fernando Pessanha (PTC) é para manter o tratamento e a distribuição de água potável de forma gratuita para os moradores da Serra. George Jardim (MDB) pediu a limpeza no entorno das cachoeiras.

Segundo Marvel, a reforma da quadra do Colégio Raul Veiga foi feita pelos próprios moradores, que resolveram se mobilizar diante da omissão da prefeitura. No entanto, fazer a cobertura da quadra demanda um alto investimento. Guto Garcia (MDB) informou que a licitação estaria agendada para o dia 17 de novembro deste ano.

O vereador Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, criticou o que chamou de inércia do governo, que acabaria transferindo a responsabilidade da execução das obras para os próprios cidadãos. “Isso está errado! A população muitas vezes não tem dinheiro para comer e ainda precisa adotar um bem público para evitar que ele seja destruído?”, indagou.

Já sobre a Ilha da Canoa, Marvel explicou que a área recebia competições nacionais e internacionais de canoagem e era um ponto turístico importante. “Recebi inúmeras reclamações de moradores dizendo que o local está abandonado e destruído devido à falta de manutenção”.

Maxwell Vaz (SD) relatou também já ter apresentado requerimento com o mesmo teor, mas, até o momento, não obteve resposta. “O atual governo nunca fez manutenção no espaço, pois não se preocupa com os problemas enfrentados pelos moradores da Região Serrana”.

Água gratuita para todos

A indicação de Luiz Fernando para o município manter o tratamento e a distribuição de água potável gratuita na serra gerou discussão. Para ele, é justo que não haja cobrança uma vez que as fontes hídricas estão todas na região, que não foi incluída na PPP do esgoto. “É preciso também tratar o esgoto na localidade. A Serra abastece toda a cidade com água, que chega contaminada com o esgoto que é despejado diretamente nos rios”. Tal fato prejudicaria toda a população, alertou o vereador.

Cuidados com a natureza

A última indicação aprovada no dia foi a de George Jardim. Ele cobra do Executivo a presença de servidores para garantir a limpeza nas margens das cachoeiras, principalmente as da Bicuda Pequena, de Lajes de Macaé e de Duas Barras, além de Glicério e do Sana. O vereador reforça que ações simples podem colaborar para a preservação ambiental da Serra.

Jornalista: Equipe de Comunicação

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support