Parlamentares reforçam necessidade de asfaltamento da estrada do Sana

Foto:Ivana Gravina

Marcel Silvano afirma que a obra é uma antiga promessa de campanha do prefeito

Há anos, os moradores e os turistas que vão ao Sana, na Região Serrana, enfrentam dificuldades devido às péssimas condições das estradas que dão acesso ao local. Na sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (8), Marcel Silvano (PT) cobrou da prefeitura o cumprimento de, segundo ele, uma das promessas mais antigas de campanha do atual governo: a pavimentação entre a Barra do Sana e o Arraial do Sana. O pedido foi aprovado por unanimidade.

“Há poucas semanas, aconteceu um belo festival de artes e o turismo foi muito prejudicado porque as vias dificultam a chegada. Os moradores lidam com esse problema todos os dias e nada acontece, enquanto o prefeito se elegeu prometendo o asfalto para a região. Nem a estrada que liga o Frade ao Sana saiu do papel”, afirmou Marcel.

Para reforçar o discurso do petista, Marvel Maillet (Rede) apresentou informações sobre antigas campanhas publicitárias do Executivo que anunciavam as obras, em 2014. “Inicialmente, constava um valor de R$ 49 milhões para a Oriente Construção prestar o serviço. Depois, houve um aditivo de R$ 6 milhões para garantir o asfalto nos dois acessos ao distrito. Agora, fica uma perguntar no ar: o que aconteceu?”

Imediatamente, Robson Oliveira (PSDB) disse que a vencedora da licitação está envolvida em denúncias da operação Lava Jato. “O representante legal da Oriente foi preso por corrupção e esta Casa precisa saber se o total de R$ 55 milhões saiu dos cofres públicos e o porquê de a obra não ter sido feita”, frisou.

De acordo com Márcio Bittencourt (MDB), a prefeitura não fez o pagamento porque a empresa alegou que não tinha condições de cumprir a licitação e, ainda, que o governo está empenhado em realizar o asfaltamento. Já Cristiano Gelinho (PTC) e Luiz Fernando (sem partido) citaram ações de manutenção das estradas com a atual estrutura que a prefeitura dispõe.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

Outro requerimento do vereador, aprovado na sessão de hoje, foi o pedido de expansão do atendimento e acolhimento para as mulheres vítimas de violência na Região Serrana. Segundo o parlamentar, a Serra é subnotificada e os casos vêm aumentando. “Em um momento em que os discursos machistas, violentos e homofóbicos se multiplicam, precisamos intensificar as políticas de proteção à mulher”, defendeu Marcel.

Marcio Barcelos (MDB) apoiou a proposta do petista e disse temer que, com o decreto presidencial publicado hoje, que flexibiliza o porte e a posse de armas, a violência contra a mulher cresça ainda mais. “Com a população armada, vai aumentar o número de pessoas que querem fazer ‘justiça com as próprias mãos’ e a mulher é o elo fraco nessa guerra”.

Jornalista: Júnior Barbosa e Adriana Corrêa