Plenário derruba convocação de secretário de Saúde



Comissão da Saúde buscará agenda com representantes do Executivo

O plenário da Câmara Municipal de Macaé derrubou, nesta quarta-feira (30), por oito votos a sete, um requerimento para convocar o secretário da Saúde, Pedro Reis, bem como a Controladoria Geral e a Procuradoria, visando a esclarecer sobre a situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Eles reclamam por receber abaixo do piso salarial e pelas más condições de trabalho, entre outros problemas.

 

“Apresentamos essa proposição devido ao não atendimento dos pedidos de esclarecimentos feitos à secretaria pela Comissão de Saúde desta Casa”, justificou Igor Sardinha (PRB), autor do requerimento junto com Amaro Luiz, do mesmo partido. Segundo o vereador, há também agentes que foram convocados, mas que ainda não tomaram posse.

 

“Eu voto favoravelmente, pois os ACS são fundamentais para a saúde básica. Eles estão na ponta, em contato com a população. E, além disso, temos notícias de que há pessoas sendo contratadas para fazer o trabalho deles”, afirmou Maxwell Vaz (SD).

 

O líder do governo, Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, disse que não era necessário fazer a convocação. “Já tivemos a oportunidade de discutir essa questão com o secretário e ele está sempre disponível para dar explicações sobre o caso”, alegou Julinho, orientando a bancada a votar contra o requerimento.

 

Na votação, uma primeira contagem terminou em 7 a 7. Foi feita uma recontagem, sob a argumentação, por parte da situação, de que o voto de Welberth Rezende (PPS), da base governista, não tinha sido pronunciado ao microfone e, por isso, não teria sido registrado. Após debate, a recontagem, com a participação de 15 vereadores, derrubou a convocação pela diferença de um voto.

 

Presidente da Comissão Permanente de Saúde de Câmara, Welberth comprometeu-se a marcar uma reunião com o secretário para tratar do assunto. “Avisarei a data com antecedência para que todos os vereadores possam participar do encontro”, concluiu.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support