Prefeito participa da abertura do biênio legislativo

O prefeito Riverton Mussi (sem partido) compareceu, mais uma vez, a abertura do biênio legislativo, ontem, no plenário. Ele apresentou algumas realizações de sua administração e expôs metas para 2007 e 2008 nas áreas de habitação, infra-estrutura urbana, educação e saúde. O prefeito comentou sobre os problemas do abastecimento de água e disse que há possibilidade de municipalização do serviço. Também falou sobre a segurança pública e divulgou a implantação de uma Delegacia Legal, em frente ao Mercado do Peixe, no Centro da Cidade, na primeira semana de março.

Antes de iniciar sua explanação, Riverton Mussi recebeu do presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS), dois documentos: o primeiro foi um manifesto pela paz elaborado por diversos setores da sociedade civil e recebido pelo presidente após uma passeata contra a violência no ano passado; o segundo foi o requerimento de um cidadão para o pagamento pela prefeitura da conta de luz da comunidade de Piracema, no valor de R$ 38 mil, já vencida.

O prefeito declarou que o município arca com a conta de energia elétrica não somente da Piracema, como também de outras comunidades, como Colônia Leocádia e Águas Maravilhosas. Ele afirmou que o pagamento será providenciado.

O prefeito se referiu às obras de drenagem e calçamento do bairro Lagomar, onde foram construídas 14 casas e fornecido material de construção, beneficiando 250 famílias. Também divulgou o convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 89 milhões para investimento em habitações para cidadãos de baixa-renda e comentou sobre o projeto Bairro Feliz, implementado no bairro Fronteira. Na área da educação, citou a construção do complexo universitário – que atenderá 1.800 estudantes em cada um dos três turnos – e a parceria firmada com a UFRJ para os curso de Química, Farmácia e Engenharia de Produção, entre outros convênios com instituições de ensino superior.

Para o próximo biênio declarou também estar prevista a obra de infra-estrutura do bairro Novo Botafogo, das praças e da orla das praias e da Lagoa de Imboassica, onde não mais será despejado esgoto in natura. Na área da saúde, falou sobre o hospital do Sana, na região serrana do município; da inauguração do pronto-socorro odontológico, prevista para o aniversário da cidade e ressaltou a importância do Programa de Saúde da Família, que deverá ser ampliado.

Além disso, Riverton tratou do desenvolvimento da exploração turística sustentável e dos 100 programas sociais desenvolvidos pelo município em parceria com 78 instituições que recebem em torno de R$ 20 milhões. O prefeito declarou que o município será incluído na lei que beneficia as empresas instaladas no município com a redução de ICMS para 2%. "Estamos perdendo empresas que deixam de se instalar aqui porque não somos beneficiados com a Lei Rosinha", destacou. E disse ainda que 15 mil pontos de luz da cidade serão substituídos por um modelo moderno, aos moldes da cidade de Fortaleza-CE.