Proposição sugere seguro para pequeno produtor rural

Ideia segue modelo do benefício adotado para pescadores

“Como os pescadores do município têm subsídio para se manterem durante o período do defeso, o pequeno produtor rural precisa de um seguro que garanta a manutenção de sua família nos períodos de seca”. Foi assim que o vereador George Jardim (PMDB) justificou a Indicação 81/2016, nesta terça-feira (26), ao plenário da Câmara Municipal de Macaé. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Maxwell Vaz (SD) elogiou a iniciativa do autor da proposta. Segundo ele, a maioria dos países subsidiam a produção rural e o Brasil também tem um programa nesse sentido, porém, de difícil acesso. “Uma iniciativa municipal pode evitar que o produtor desanime e venha buscar o sustento na cidade, onde ele não estará fazendo o que gosta”, disse o vereador, considerando os riscos de insucesso do trabalhador rural no ambiente urbano.

Chico Machado (PDT) também discursou favoravelmente. “Se alguma coisa sustenta a economia do país hoje é o agronegócio e o pequeno produtor deve ser protegido”, afirmou. “Eu apoio a indicação pois sei que o produtor rural, por problemas com o clima, corre o risco de perder cem por cento de sua produção”, disse Jocimar Gomes de Oliveira (PMDB), o Boca.

De acordo com o Artigo 136º do Regimento da Câmara, “indicação é a proposição escrita através da qual o Vereador poderá sugerir medidas de interesse público aos poderes competentes”.

Jornalista: Marcello Riella Benites