Propostas para a terceira idade são discutidas em audiência pública

Falta de incentivos motivou cobranças de idosos e profissionais da área.

No início da noite desta quinta-feira (21), o plenário da Câmara Municipal de Macaé ficou lotado para a audiência pública que discutiu propostas e reivindicações para a terceira idade. O ato foi solicitado e conduzido pelo vice-presidente do Legislativo, Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto.
O vereador iniciou os debates afirmando que o Executivo precisa voltar a investir mais nos programas desenvolvidos para a terceira idade. “Pouco tem sido feito para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Este encontro é importante para dar voz a quem está envolvido dia a dia com as atividades. Encaminharemos ao prefeito todas as cobranças aqui feitas”, disse Julinho.

Foto: Tiago Ferreira

Entre as reivindicações, destacam-se os pedidos para que o governo retorne com programas dos grupos da terceira idade, além da ampliação de vagas para a Guarda Sênior e mais investimentos no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Ajuda de Baixo. O local desenvolve atividades de acompanhamento médico, além de cursos e aulas recreativas.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marileia Ramos, lamentou a extinção e o corte de orçamentos feitos pela prefeitura nas últimas reformas administrativas. Segundo ela, tais medidas limitaram as ações dos profissionais da área. Um relatório de propostas e necessidades foi entregue ao vereador Julinho.
Já a professora Gabriela Maia defendeu a volta das programações que existiam no calendário oficial da cidade. “Quem não sente falta das tardes de integração? Há quase dois anos, praticamente tudo acabou. Nesta época de festividades juninas, estaríamos organizando quadrilhas, por exemplo. Torço também para que os grupos da terceira idade voltem, porque eles quase não existem mais.”
Voluntária e responsável por programas sociais na cidade, Lucienne Ramos lembrou que junho é o mês de combate à violência contra o idoso e alertou para os crescentes casos de abuso e abandono. “Não temos que apenas cobrar das autoridades. Precisamos assumir papel na sociedade, honrando e cuidando dos que tanto fizeram por nós”, frisou.
No encerramento da audiência, Julinho informou que já foi protocolado um projeto de lei para instituir o Dia Municipal do Idoso, a ser celebrado em 21 junho. “É uma oportunidade para discutir ainda mais as políticas para a terceira idade”, concluiu.

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.