Reajuste anual e moradores de rua são temas da Tribuna Cidadã



Tribuna Cidadã acontece na última quarta-feira de cada mês

 

O reajuste salarial e outras situações relativas aos vencimentos dos servidores, além da assistência aos moradores de rua foram os temas da Tribuna Cidadã na Câmara Municipal de Macaé, nesta quarta-feira (25). A tribuna antecedeu a sessão ordinária e foi presidida pelo vereador Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto. Primeiro a falar, o guarda municipal Jorge André de Brito Coutinho abordou a questão do dissídio.

 

“Sabemos que o sindicato dos servidores protocolou dois ofícios com reivindicações na prefeitura, mas não chamou a categoria para conversar”, disse ele, referindo-se ao fato de que ainda não foi informado se haverá reajuste em 2016. Brito pediu aos vereadores para procurarem o sindicato e também o prefeito, solicitando que a discussão sobre o dissídio seja aberta aos funcionários.

 

O assistente de administração e logística Leandro Neves da Fonseca, que também fez uso da palavra, afirmou que os servidores têm direito à revisão anual dos vencimentos. Entre outros problemas ligados à remuneração, ele citou a situação dos trabalhadores lotados no mesmo cargo que ele. “Há dois anos esperamos uma promoção a que temos direito”.

 

Já o técnico de enfermagem Marco Antonio da Silva Gomes disse que até 2014 os servidores sempre sabiam, em maio, qual seria o reajuste. “No ano passado, só soubemos em julho. E até hoje não recebemos o reajuste de maio e junho”. Segundo ele, progressões não dadas atingiram cerca de R$ 800, enquanto os reajustes dos últimos três anos totalizaram R$ 514.

 

Moradores de rua

 

Edvaldo Santos, coordenador do Centro Pop, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, falou na Tribuna Cidadã para apresentar os trabalhos realizados. Ele informou que as pessoas em situação de rua têm a oportunidade de se alimentar, tomar banho e guardar seus pertences, além de pernoitar na Pousada da Cidadania.

 

“Lá, elas também têm acesso a políticas públicas de inclusão, com a possibilidade de encaminharem currículos, conseguirem moradia e, caso desejem, serem ajudadas a retornar para seus municípios de origem”, acrescentou. Os vereadores Igor Sardinha (PRB), Maxwell Vaz (SD), Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado (PDT) também participaram da Tribuna Cidadã.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites 

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support