Reajuste anual e moradores de rua são temas da Tribuna Cidadã

Tribuna Cidadã acontece na última quarta-feira de cada mês

O reajuste salarial e outras situações relativas aos vencimentos dos servidores, além da assistência aos moradores de rua foram os temas da Tribuna Cidadã na Câmara Municipal de Macaé, nesta quarta-feira (25). A tribuna antecedeu a sessão ordinária e foi presidida pelo vereador Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto. Primeiro a falar, o guarda municipal Jorge André de Brito Coutinho abordou a questão do dissídio.

“Sabemos que o sindicato dos servidores protocolou dois ofícios com reivindicações na prefeitura, mas não chamou a categoria para conversar”, disse ele, referindo-se ao fato de que ainda não foi informado se haverá reajuste em 2016. Brito pediu aos vereadores para procurarem o sindicato e também o prefeito, solicitando que a discussão sobre o dissídio seja aberta aos funcionários.

O assistente de administração e logística Leandro Neves da Fonseca, que também fez uso da palavra, afirmou que os servidores têm direito à revisão anual dos vencimentos. Entre outros problemas ligados à remuneração, ele citou a situação dos trabalhadores lotados no mesmo cargo que ele. “Há dois anos esperamos uma promoção a que temos direito”.

Já o técnico de enfermagem Marco Antonio da Silva Gomes disse que até 2014 os servidores sempre sabiam, em maio, qual seria o reajuste. “No ano passado, só soubemos em julho. E até hoje não recebemos o reajuste de maio e junho”. Segundo ele, progressões não dadas atingiram cerca de R$ 800, enquanto os reajustes dos últimos três anos totalizaram R$ 514.

Moradores de rua

Edvaldo Santos, coordenador do Centro Pop, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, falou na Tribuna Cidadã para apresentar os trabalhos realizados. Ele informou que as pessoas em situação de rua têm a oportunidade de se alimentar, tomar banho e guardar seus pertences, além de pernoitar na Pousada da Cidadania.

“Lá, elas também têm acesso a políticas públicas de inclusão, com a possibilidade de encaminharem currículos, conseguirem moradia e, caso desejem, serem ajudadas a retornar para seus municípios de origem”, acrescentou. Os vereadores Igor Sardinha (PRB), Maxwell Vaz (SD), Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado (PDT) também participaram da Tribuna Cidadã.

Jornalista: Marcello Riella Benites