Recesso parlamentar e reforma do Regimento são debatidos na Câmara

Requerimento foi aprovado por unanimidade

 

Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, apresentou nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé, um requerimento que levou ao debate sobre a reforma do Regimento Interno (RI). Julinho solicita à Mesa Diretora proposição de mudança na Lei Orgânica e no RI, reduzindo o recesso parlamentar para 45 dias. Foram 14 os parlamentares a favor e apenas um contra.

 

“Não é apenas o recesso parlamentar que deve ser questionado no Regimento. O sorteio para a ordem de fala dos vereadores no Grande Expediente também não parece fazer sentido”, afirmou. “Acho importante a constituição da comissão de reforma, aperfeiçoando o Regimento para que possa nos dar melhores condições de dar respostas à sociedade”, disse Maxwell Vaz (SDD).

 

Luiz Fernando Pessanha (PT do B) foi o único a votar contra o requerimento. “O trabalho do vereador não se reduz às sessões. Temos audiências em outros dias da semana. Um tempo a mais ou a menos não muda nada. O que vale é a nossa atuação”, argumentou.

 

“Há propostas de que o Regimento permita apresentação de vídeos nas sessões. Corremos o risco de elas virarem programas de TV sensacionalistas. Observei que isso não é permitido no Senado e nem na Câmara dos Deputados”, questionou o presidente Eduardo Cardoso (PPS). “Mesmo assim, acho boa a ideia da reforma”, acrescentou.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.