Reivindicações sobre terminais de ônibus e saúde no nascimento

Foto:Ivana Gravina

Os encaminhamentos foram feitos por meio de dois requerimentos do vereador Marcel Silvano

Aprovados na sessão desta quarta-feira (26), na Câmara dos Vereadores, requerimentos que cobram manutenção nos terminais rodoviários e respostas sobre as demandas populares reunidas no I Fórum sobre Nascimento de Macaé. Ambas as iniciativas são do vereador Marcel Silvano (PT).

No primeiro requerimento, Marcel pede ao Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que façam uma análise das condições de uso dos terminais rodoviários do município, a fim de determinar a sua interdição até que sejam feitos os reparos necessários. “É patente a deterioração dos terminais de transporte urbano, que colocam em risco a segurança das pessoas. Estamos preocupados em cair um pedaço em cima de alguém, tal como aconteceu no Terminal Central”.

No segundo requerimento, o petista pede retorno para uma série de pedidos da população, realizados durante o I Fórum sobre Nascimento. Entre as demandas encaminhadas ao Executivo estão:

• Adoções de boas práticas no nascimento, recomendadas pela OMS;
  • Cumprimento da Lei do Acompanhante;
  • Cumprimento da Lei das Doulas;
  • Humanizar o cuidado com o recém-nascido na primeira hora de vida;
  • Implementação do Banco de Leite Humano;
  • Capacitação dos profissionais que atuam diretamente na assistência ao parto;
  • Adesão à Rede Cegonha e Iniciativa Hospital Amigo da Criança;
  • Inserção das enfermeiras obstetras no atendimento ao parto de risco habitual;
  • Criação de Centro de Parto Normal (CPN)

Jornalista: Adriana Corrêa