Requerimentos trazem demandas dos pescadores de Macaé



Matérias foram aprovadas por unanimidade

 

O parlamentar José Queiroz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé, apresentou dois requerimentos construídos a partir das reivindicações dos pescadores locais. O primeiro solicita ao governo municipal um barco de reboque para socorrer embarcações no mar, enquanto o segundo pede informações sobre o pagamento do seguro-defeso aos pescadores artesanais. Ambos foram aprovados na sessão desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Macaé.

 

Presidente da Comissão Parlamentar de Pesca e Aquicultura, Neto informou que vem trabalhando com os vereadores que fazem parte da comissão – Alan Mansur (PRB) e Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto (PMDB) – para atender às demandas da categoria. “Os pescadores querem saber se vão receber o seguro-defeso e quando será feito o pagamento. Além disso, também pedem por um barco que possa socorrê-los, no caso de ficarem à deriva”.

 

Maxwell Vaz (SDD) lembrou que o serviço de socorro no mar já existiu, mas foi interrompido no atual governo. “Também soube que a estação de rádio que faz a comunicação com as embarcações está funcionando de forma precária”, denunciou.

 

Julinho fez um apelo ao governo municipal para que viabilize o socorro marítimo, já que um barco à deriva coloca em risco a vida de vários pescadores. “É preciso fazer uma licitação e trabalharmos com a prevenção”, defendeu. Ele também destacou a contrapartida dos pescadores para receber o seguro – PL de sua autoria. “É importante que os pescadores participem das ações de conscientização para o uso sustentável do meio ambiente, que começam amanhã (23). Até agora, temos 430 inscritos, mas a meta é chegar a 500”.

 

Sobre o seguro-defeso, o vereador Alan informou que, até o dia 3 de abril, deve sair o pagamento da primeira parcela. “Tive uma reunião com representantes da prefeitura que asseguraram que o benefício será pago”.

 

Informatização do Legislativo

 

Neto ainda apresentou outros dois requerimentos. Em um deles, ele pediu a informatização do sistema legislativo com um software capaz de interligar a secretaria aos gabinetes dos vereadores. No outro, o alvo são as obras do Nova Holanda e Nova Esperança, que estão paralisadas. “Gostaria de saber quando elas serão retomadas, pois a população tem me cobrado nas ruas”, justificou.

 

Sobre a informatização do processo legislativo, o presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), afirmou que já foi licitado um serviço de soluções tecnológicas para a Câmara, que atenderá ao pedido do Neto e de outros parlamentares, como Marcel Silvano (PT), Welberth Rezende (PPS) e Maxwell Vaz (SDD), que também já solicitaram a informatização dos processos legislativos.

 

Obras na Nova Holanda e Nova Esperança

 

Com relação à paralisação das obras na Nova Holanda e Nova Esperança, Luciano Diniz (PMDB) esclareceu que são situações distintas. As que são financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, serão retomadas em breve. “Trata-se da obra na Nova Esperança. A verba já foi liberada e está disponível na Caixa Econômica Federal ”.

 

Já a obra na Nova Holanda é financiada pela Prefeitura de Macaé, explicou o vereador. “É uma obra que se arrasta por três mandatos e está praticamente parada”, informou Luciano.

 

Para Maxwell Vaz, é difícil entender como uma obra pequena, mas essencial, como a da Nova Holanda, pode se arrastar por tanto tempo. “No mandato anterior, questionei a empresa responsável sobre o motivo da demora na conclusão da obra. Eles me responderam que não estavam recebendo da Prefeitura”, acrescentou.

 

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support