Saúde: Comissão vai à Bicuda Grande, Pequena e Areia Branca

Foto:Tiago Ferreira

Márcio e Gelinho vão solicitar soluções para os problemas encontrados.

Os vereadores Márcio Bittencourt (MDB) e Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, fizeram mais uma visita a postos da Estratégia da Saúde da Família (ESF), representando a Câmara Municipal
de Macaé. As unidades da Bicuda Grande, Bicuda Pequena e Areia Branca apresentaram menos problemas que as visitadas anteriormente.

A presença dos profissionais satisfaz à demanda nas três localidades, segundo foi relatado à comissão, embora a continuidade do atendimento, uma das principais características da ESF, não esteja totalmente garantida.

Na Bicuda Grande, os armários para arquivo de documentos estão avariados, além de serem insuficientes, e partes do forro do consultório do dentista estão caindo. Havia também vários pontos de infiltrações pelo prédio.

Já na Bicuda Pequena, o problema de infiltração é maior, segundo Gelinho, membro titular da Comissão Permanente de Saúde da Câmara. “É até uma condição insalubre para profissionais e pacientes”. A cadeira e
a caneta odontológicas estão com defeito, faltam grades para a segurança do posto e a geladeira não tem potência para refrigerar as vacinas no alto verão.

Uma preocupação nos três postos é o atendimento da ambulância, que deveria ficar na Bicuda Grande, mas com frequência não está disponível. Na Areia Branca, entre problemas similares aos das ESFs anteriores, destaca-se uma infiltração na sala do dentista. “Vamos fazer um relatório e solicitar providências para todas essas situações”, concluiu o relator, Márcio Bittencourt.

Jornalista: Marcello Riella Benites