Saúde e telefonia móvel voltam a ser cobradas pelos vereadores

Foto:Ivana Gravina

Vereadores voltam a pedir reforma das praças da cidade e internet para a Região Serrana.

Aprovados na sessão desta terça-feira (6), as proposições do vereador Marvel Maillet (Rede) solicitam diversos serviços para a população e contam com o apoio dos demais parlamentares da Câmara Municipal de Macaé. Eles cobram transporte para os macaenses que necessitam de atendimento de saúde em outros municípios, recuperação das praças e telefonia móvel e internet para os moradores da Região Serrana.

De acordo com o autor das propostas, são serviços essenciais para os cidadãos. O primeiro requerimento pede que a Secretaria Municipal de Saúde informe o quantitativo de veículos e motoristas disponíveis para levar, diariamente, pacientes do SUS a outras cidades, quando o exame ou procedimento médico não está disponível em Macaé. “Tenho recebido muitos pedidos de transporte para atendimento médico em outras localidades, mas essa não é uma atribuição do vereador. Também não tenho carros para fazer esse serviço e, mesmo se tivesse, acredito que não seria legal”.

O segundo requerimento se originou após uma visita ao Trapiche, onde Marvel relatou ser impossível usar o celular e navegar pela rede de computadores. “Estamos pedindo a instalação de uma retransmissora de sinal de internet e telefonia móvel para o Trapiche e o Frade”, esclareceu.

Por fim, a reforma da praça do bairro Nova Macaé foi uma indicação para que crianças e moradores possam voltar a utilizar o espaço. Segundo informações do parlamentar, ela necessita de manutenção e reparos para ser usada com segurança. “Os moradores estão fazendo ‘vaquinha’ para reparar as partes mais críticas e manter esses locais em funcionamento”, informou Marvel.

Apoio de outros parlamentares

O recém-eleito deputado estadual, o vereador Welberth Rezende (PPS), relatou que fez esse mesmo pedido há três anos. Na ocasião, a empresa de telefonia informou não ter interesse comercial. “A instalação de uma antena sairia mais cara do que o serviço pago, devido ao número de usuários”. Contudo, Welberth prometeu pesquisar legislação federal recente que ele acredita assegurar o serviço em todas as localidades.

Nilton César Moreira (Pros), o Cesinha, reforçou o pedido para a reforma das praças da cidade que, segundo ele, necessita de intervenção urgente. “O campo de futebol das Malvinas, por exemplo, é o único espaço de lazer que as crianças têm no local. Fiz a solicitação de manutenção há mais de um ano, mas ainda não foi feita a licitação”.

Para o vereador, as consequências dessa omissão do poder público geralmente são as crianças se arriscando e se machucando em equipamentos e espaços danificados. “Ou ainda a violência e a criminalidade se instalando no local, abandonado pelos moradores por falta de manutenção”, alertou Cesinha.

Jornalista: Adriana Corrêa