Segunda Audiência Pública da Pesca será realizada amanhã



A segunda Audiência Pública da Pesca de Macaé será realizada ne

A segunda Audiência Pública da Pesca de Macaé será realizada nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no plenário da Câmara. O objetivo da audiência é discutir e direcionar as reivindicações da comunidade pesqueira. A Colônia de Pescadores Z3, a Associação Mista de Pescadores de Macaé e a Papesca – Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca – participarão da audiência. A segunda Audiência da Pesca, assim como a primeira, está sendo organizada por iniciativa da vereadora Marilena Garcia (PT).

João Carlos Barreto, o Carlinhos, da Associação Mista dos Pescadores de Macaé, destacou os avanços da categoria desde que foi realizada a primeira Audiência Pública em 2005: “a partir da primeira audiência, há dois anos, tivemos a oportunidade de participar da criação da Secretaria Municipal da Pesca e do Conselho Municipal da Pesca. Ambos foram fundamentais para os pescadores”, afirmou.

De acordo com Marilena, a categoria pretende falar sobre as conquistas e os desafios do atual momento. Entre as questões a serem debatidas estão: a homologação da grade do Conselho Municipal da Pesca, que foi aprovado durante o Fórum da Agenda 21; a realização de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para o subsídio do óleo diesel; o fundo orçamentário para a execução do Pólo da Pesca, em 2008; e a viabilização de rebocadores fora da área pesqueira.

“Obtivemos muitas conquistas, mas os desafios ainda são muitos”, afirmou Carlinhos. A Câmara estará à disposição da comunidade pesqueira, amanhã, para discutir todos os assuntos pertinentes à segunda Audiência da Pesca. Partindo do princípio de que a atividade já foi a maior geradora de recursos para o município e continua sendo de extrema importância sócio-econômica.

Dentre algumas questões levantadas para abordagem na audiência de amanhã estão, também, a fábrica de gelo e a recuperação do Rio Macaé.

Segundo Marilena, “este é um momento de luta pela categoria”. A vereadora afirma ainda: “estou articulando junto aos governos estadual e federal para garantir a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos pescadores de Macaé. Este é um momento de valorizar a economia pesqueira”, enfatizou.

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support