Segunda Audiência Pública da Pesca será realizada amanhã

A segunda Audiência Pública da Pesca de Macaé será realizada ne

A segunda Audiência Pública da Pesca de Macaé será realizada nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no plenário da Câmara. O objetivo da audiência é discutir e direcionar as reivindicações da comunidade pesqueira. A Colônia de Pescadores Z3, a Associação Mista de Pescadores de Macaé e a Papesca – Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca – participarão da audiência. A segunda Audiência da Pesca, assim como a primeira, está sendo organizada por iniciativa da vereadora Marilena Garcia (PT).

João Carlos Barreto, o Carlinhos, da Associação Mista dos Pescadores de Macaé, destacou os avanços da categoria desde que foi realizada a primeira Audiência Pública em 2005: “a partir da primeira audiência, há dois anos, tivemos a oportunidade de participar da criação da Secretaria Municipal da Pesca e do Conselho Municipal da Pesca. Ambos foram fundamentais para os pescadores”, afirmou.

De acordo com Marilena, a categoria pretende falar sobre as conquistas e os desafios do atual momento. Entre as questões a serem debatidas estão: a homologação da grade do Conselho Municipal da Pesca, que foi aprovado durante o Fórum da Agenda 21; a realização de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para o subsídio do óleo diesel; o fundo orçamentário para a execução do Pólo da Pesca, em 2008; e a viabilização de rebocadores fora da área pesqueira.

“Obtivemos muitas conquistas, mas os desafios ainda são muitos”, afirmou Carlinhos. A Câmara estará à disposição da comunidade pesqueira, amanhã, para discutir todos os assuntos pertinentes à segunda Audiência da Pesca. Partindo do princípio de que a atividade já foi a maior geradora de recursos para o município e continua sendo de extrema importância sócio-econômica.

Dentre algumas questões levantadas para abordagem na audiência de amanhã estão, também, a fábrica de gelo e a recuperação do Rio Macaé.

Segundo Marilena, “este é um momento de luta pela categoria”. A vereadora afirma ainda: “estou articulando junto aos governos estadual e federal para garantir a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos pescadores de Macaé. Este é um momento de valorizar a economia pesqueira”, enfatizou.