Servidores participam da campanha Novembro Azul

Grupo se reuniu nesta quinta (17)

A prevenção e os mitos sobre o câncer de próstata motivaram a Câmara Municipal de Macaé a se mobilizar em prol da campanha Novembro Azul. No início do expediente desta quinta-feira (17), um grupo de servidores se reuniu para reforçar a importância dos exames periódicos. De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 69 mil casos da doença são notificados por ano no país.

 

“O setor de Saúde do Legislativo presta o primeiro atendimento aos servidores para tirar dúvidas e dar as orientações necessárias. Se for preciso, encaminhamos para consulta externa”, reforçou a enfermeira Ana Carolina Badini Bastos.

 

O câncer de próstata não tem prevenção, mas um diagnóstico precoce é fundamental para elevar as chances de cura. A campanha Novembro Azul também tem o objetivo de diminuir o preconceito em torno dos exames de rotina. Dados dos órgãos de saúde do Brasil apontam que 51% dos homens nunca se consultaram com um urologista.

 

Entre os fatores de risco, destacam-se: histórico familiar, alimentação inadequada, sedentarismo, dificuldades para urinar e insuficiência renal. Neste mês, a Câmara aprovou, por unanimidade, três requerimentos do vereador Welberth Rezende (PPS) no sentido de desenvolver campanhas de conscientização entre os servidores municipais, além de propor a iluminação dos prédios do Legislativo com a cor azul.

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

 

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.