Sessão especial no Dia Internacional da Mulher

 Direção homenageia servidoras do Legislativo

O Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (8) foi dedicado às mulheres. Presidido pela vereadora Renata Thomaz – única representante  feminina na Casa – o momento foi utilizado para pedir o empenho de todos os cidadãos na construção de uma sociedade com mais equidade de gênero e respeito pelas mulheres.

 

A defensora pública Karem Simões lembrou que esta é uma data para lembrar as mulheres que morreram lutando por melhores condições de trabalho e falou da importância da rede de proteção à mulher vítima de violência.

 

Para ela, o que vai diminuir a violência contra a mulher não é punir o agressor, e sim criar medidas preventivas e de combate à cultura machista na qual vivemos. “Peço atenção especial dos parlamentares também para a implementação do Botão do Pânico e para a violência obstétrica que ocorre na cidade”.

 

Já a promotora de Justiça Danielli Azevedo destacou o tratamento desigual que a mulher vem recebendo ao longo da história, tratada como objeto e tendo seus direitos mais básicos desrespeitados. “Hoje até ocupamos cargos importantes, mas estamos acumulando funções. Ainda não há igualdade de direitos e de respeito para homens e mulheres”.

 

Ela ainda destacou o avanço que a Patrulha Maria da Penha representa no combate à violência contra a mulher. “Medidas protetivas, sem fiscalização, não evitam que a mulher seja violentada. Daí a importância desse trabalho que começará a ser feito aqui”, disse Danielli.

 

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Jane Estanislau Roriz, frisou: “Falar da violência é também tratar da prevenção”. Segundo ela, a prefeitura disponibiliza serviços fundamentais para os casos de risco, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

 

A guarda municipal Adriana Esteves, que será uma das patrulheiras, aproveitou a oportunidade para agradecer à Câmara pela aprovação da Patrulha Maria da Penha. “Este dia é um marco para a história da nossa cidade e espero que todos entendam o seu papel na proteção das mulheres”, disse.

 

Homenagem às servidoras

 

As funcionárias da Câmara Municipal de Macaé também foram lembradas nesta data. A Presidência do Legislativo, por meio da Direção Geral, proporcionou uma singela homenagem a cada servidora, que recebeu cartão com frases ligadas às causas femininas e um bombom pelo Dia da Mulher. Além disso, quatro trabalhadoras receberam flores do diretor-geral, Gabriel Peçanha, que as entregou em nome do presidente Eduardo Cardoso (PPS), que se ausentou para fazer um exame médico.

 

As quatro homenageadas foram sugeridas por outros servidores para terem suas histórias de superação compartilhadas.  Por meio delas, a homenagem foi estendida a todas as mulheres do Legislativo, que ganharam um encarte especial produzido com esta finalidade. “Reconhecemos que vocês realizam um trabalho muito importante, não apenas na Câmara, mas na vida de todos nós. Por isso, agradecemos e parabenizamos não apenas por esta data, mas por toda a trajetória das mulheres”, frisou Gabriel.

 

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.