Sessão solene comemorará os 194 anos de Macaé

No próximo domingo, dia 29, será realizada, pela Câmara Municipal de M

No próximo domingo, dia 29, será realizada, pela Câmara Municipal de Macaé, a sessão solene comemorativa dos 194 anos de emancipação político-administrativa do município. A cerimônia, de entrega de títulos de Mérito Político, de Cidadania Macaense e Mérito Municipal, presidida pelo vereador Eduardo Cardoso (PPS), contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais e do prefeito Riverton Mussi (*PMDB), que comporá a mesa de parlamentares. A organização da solenidade, que irá acontecer às 18h, no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, passou por algumas alterações, que poderão reduzir o tempo de duração da sessão em cerca de uma hora.

Entre os agraciados com o título de Mérito Político estão: o senador Marcelo Crivella (PRB), o secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Alexandre Cardoso (PSB), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo da Silva (PMN), o prefeito de Araruama, Francisco Carlos Fernandes (PDT), o secretário executivo de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé, Alexandre Castanhola Gurgel e o ex-vereador e político atuante no município, especialmente durante as décadas de 60 e 70, Juarez Grion Nocchi.

Entre os homenageados com o título de Cidadania Macaense está a atriz Dercy Gonçalves, que, segundo o vereador que a indicou, Pedro Reis (PSDB), é presença confirmada no evento. Também receberão a placa alusiva ao título: Carlos Eugênio Melro Silva da Resurreição, Carlos Magno Cunha Campanati, Cíntia Pessanha de Araújo Campanati, Cláudio Muniz Lopes Ramalho, Dilma de Andrade Negreiros, Fernando de Siqueira Baptista, Gilberto Silva, Ilma de Souza, Jorge de Brito Batista, Jorgina Célia da Cunha Rego, Kátia Valenty Rodrigues Silva, Lauro Nunes do Nascimento, Luiz Henrique de Souza Fragoso, Mara Barreto Monteiro, Maria de Maris, Osvaldo Rodrigues Moreira, Paulo da Silva, Paulo Roberto Reis Seady, Renato Caldas Farias, Roberto Sampaio Corrêa, Sérgio Tolledo de Oliveira, Tânia Monnerat Navega, Tatiana Figueiredo G. de Souza e Zoraia Braz Sobrinho.  Mariza Maia Curvelo receberá título de Mérito Municipal.

Ano passado, o evento teve duração de cerca de três horas, com a participação dos vereadores mirins do Projeto Câmara Juvenil, que fizeram a entrega individual dos títulos. Este ano, com a intenção de reduzir a cerimônia em uma hora, os parlamentares juvenis não participarão do evento. Além disso, os vereadores não poderão usar a palavra para saldar seus homenageados individualmente. Os parlamentares serão chamados por ordem de precedência para entregar os títulos aos seus agraciados e terão 15 minutos para fazer uma menção coletiva a eles. Esse período de tempo será flexível, podendo variar de acordo com o número de títulos que o vereador irá entregar.

Cerca de 600 pessoas são esperadas na sessão, entre familiares dos agraciados, representantes de associações de moradores e de entidades da sociedade civil organizada, autoridades civis e militares e imprensa local e regional. A solenidade está sendo organizada pelo Cerimonial da Câmara Municipal de Macaé, com o reforço de uma equipe de 28 pessoas, entre seguranças e recepcionistas. Além disso, conta o apoio do Cerimonial de Prefeitura, da Mactran e da Secretaria Municipal de Turismo. A chefe de Cerimonial da Câmara, Andréa Mateus D’Alessandro, que é filiada ao Conselho Nacional de Cerimonial Público-CNCP, explica que a sessão solene será norteada pelo decreto federal 70.274/72 e, mais especificamente, pelo decreto legislativo municipal 667/06, que estabelece as normas para as cerimônias públicas e a ordem geral de precedência no município de Macaé.

*filiação não formalizada.