Sessão solene Juvenil

A primeira sessão solene do ano do projeto Câmara Juvenil foi realizada

A primeira sessão solene do ano do projeto Câmara Juvenil foi realizada na última quinta-feira, dia 24, às 15h, no plenário. Os parlamentares mirins, com idades entre 12 e 15 anos, discutiram com destaque o tema educação ambiental. A falta de saneamento básico e a carência de estações de tratamento de esgotos no município são questões que preocupam também essa geração.

Os estudantes trataram ainda de gravidez precoce, dos problemas do transporte coletivo e da importância das atividades culturais e do respeito aos direitos dos portadores de necessidades especiais. A presidente dos vereadores juvenis, Stephanie Zuma, do Colégio Municipal Pedro Adami, defendeu a acessibilidade universal e indicou melhorias nas calçadas e construção de rampas nas vias públicas.  A destinação dada aos royalties pelo poder público foi outra preocupação dos parlamentares mirins. Eles pediram que a Câmara Municipal elaborasse um projeto de lei que determine mais esclarecimentos à população sobre esse recurso de indenização pelos impactos causados pela extração e produção de petróleo e gás na Bacia de Campos.

 Os doze vereadores mirins foram eleitos pelos estudantes de suas respectivas escolas, que integram um dos nove setores educacionais do município, para mandato até o final no ano. O projeto, de autoria da vereadora Marilena Garcia (PT), de junho de 2005, é implementado por meio de uma parceria entre Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do trabalho é propiciar o interesse pela participação política nos alunos da educação básica e formar classes trabalhadoras que exerçam sua cidadania. Durante as reuniões que antecederam a sessão, os estudantes propuseram sugestões, através da elaboração de requerimentos e indicações, conforme as demandas de suas escolas e de seus bairros.

Foram discutidas também questões relativas à Região Serrana. Uma das indicações dispunha de melhoria do asfaltamento da principal via de acesso ao distrito do Sana e uma reforma na escola municipal da localidade. A próxima atividade do grupo é a participação no I Encontro Regional de Segurança Escolar, que vai ser realizado no dia 1º de junho na sede do Sesi em Macaé e que vai ter a colaboração da Polícia Militar.

 

 

Deixe uma resposta