Última sessão do Câmara Juvenil 2006/2007 será 8 de novembro

A última sessão plenária dos jovens vereadores do projeto Câmar

A última sessão plenária dos jovens vereadores do projeto Câmara Juvenil, no mandato 2006/2007, acontecerá no dia 8 de novembro na Câmara. O projeto Câmara Juvenil é destinado aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, que cursam o Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série). A maioria dos jovens vereadores situa-se na faixa etária que vai dos 12 aos 14 anos de idade. Eles realizam três sessões plenárias ao ano e também se reúnem uma vez por mês para discutir propostas. Nesta terceira sessão do mandato, os jovens parlamentares discutirão as propostas que encerram a atual gestão do projeto. Em breve, os assuntos em pauta serão divulgados.

Já a posse dos jovens vereadores eleitos para o mandato 2008/2009 está marcada para o dia 22 de novembro, com a presença do prefeito, Riverton Mussi (PMDB).

O projeto Câmara Juvenil – aprovado pela Casa Legislativa de Macaé – foi criado pela vereadora, Marilena Garcia (PT), com o intuito de proporcionar, aos jovens, mais alternativas para a participação na política do município. Seria, portanto, uma espécie de projeto de resgate, pois o projeto Câmara Juvenil parte do princípio de que os jovens são, também, os responsáveis pelo futuro de Macaé. “Em um momento em que os políticos estão desacreditados, a juventude tem que nos dar esperança de dias melhores”, destacou a vereadora.

O Câmara Juvenil é um projeto feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Para o próximo mandato, a bancada será formada por seis homens e seis mulheres, sendo que a presidente do próximo Câmara Juvenil será uma jovem vereadora, que de acordo com Marilena e o presidente, Eduardo Cardoso (PPS), demonstra habilidade nata para a liderança.

A coordenadora do projeto, Marialva Gentil, enfatizou a importância do interesse das mulheres em se candidatar: “cada vez mais as mulheres conquistam o espaço na luta por seus direitos e espaço na sociedade”, afirmou.

A campanha eleitoral foi realizada em 12 escolas. Nestes espaços os alunos escolheram os melhores representantes de suas respectivas escolas e dos interesses da comunidade, no Legislativo.

Escolas participantes:

As escolas do município que participam da campanha eleitoral do Câmara Juvenil 2008/2009 foram: Escola Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, Escola do Sana, Elza Ibraim, Maria Isabel, Ancyra Pimentel, Ivete Aguiar, Botafogo, Generino, Pescadores, Engenho da Praia e Ciep Municipalizado Maringá.