Vereadores aprovam projeto de regulamentação de agentes de endemias

Os agentes de endemias de Macaé estão satisfeitos com aprovaç&atilde

Os agentes de endemias de Macaé estão satisfeitos com aprovação dos vereadores no projeto de Lei do Executivo que regulamenta a categoria no quadro que funcionários municipais. Em pauta na última sessão da Câmara Municipal de Macaé, o projeto foi debatido dentro e fora do expediente da sessão em seguida aprovado.

Ao todo cerca de 40 agentes serão beneficiados através da Emenda Constitucional 051 (regulamentada pela Lei 11.350/2006). Em seus pronunciamentos os vereadores presentes ressaltaram a necessidade da regulamentação e o papel do agente no combate às endemias da cidade.

Os vereadores Eduardo Cardoso, Marilena Garcia e Julinho do Aeroporto, lembraram da referência que o município possui, por apresentar um dos menores índices de casos de Dengue no estado do Rio de Janeiro."Isso se deve ao trabalho eficiente e conscientizador desses profissionais", lembrou o presidente da casa.

O vereador Paulo Paes se absteve do voto por achar que o projeto poderia comprometer futuramente o quadro de agentes do município. Para ele, a regulamentação diminuiria ou reduziria o número de agentes na cidade.

Já o vereador Maxwell Vaz, junto com demais legisladores informaram que não é interesse do Executivo reduzir o número de agentes no município, e sim, garantir aos profissionais da saúde o direito e benefícios que merecem. "Tenho acompanhado o processo desde o ano passado e sei que a prefeitura está apenas cumprindo uma determinação Legal", disse Maxwell.

Para os agentes de endemias, os vereadores foram coerentes na aprovação e agora buscam mais ações para beneficiar a categoria. Segundo Eles os agentes (que hoje chegam a 100) buscam essa regularização há alguns anos e agora buscarão ações que beneficiem outros agentes que não foram atendidos pela emenda nacional.