Vereadores aprovam proposições sobre saúde em Macaé

Foto:Ivana Gravina

UBS para o Novo Horizonte

A Câmara Municipal de Macaé aprovou nesta terça-feira (13) o Requerimento 467/2019, solicitando ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Novo Horizonte. Segundo o autor, Val Barbeiro (PHS), é grande a necessidade da população local. “Tenho recebido muitos pedidos de moradores do bairro nesse sentido”.

Márcio Barcelos (MDB) apoiou. “Estamos comemorando o início do funcionamento de um centro de especialidades em nosso município, com 38 consultórios. Mas é necessário que ele esteja integrado com unidades de saúde básica nos bairros”.

Marcel Silvano (PT) citou problemas em UBSs no Novo Cavaleiros, Ajuda e Morro de São Jorge. “Diante de situações assim, não faz sentido o remanejamento de R$ 350 mil da saúde básica para gastos com média e alta complexidade, realizado pela prefeitura recentemente”.

CPI da Saúde

O líder da oposição, Maxwell Vaz (SD), disse que a proposição de Val será acrescentada ao Projeto de Resolução do Legislativo, ainda a ser votado, que propõe a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar problemas em todas as unidades de saúde da cidade. A CEI, prevista no Regimento Interno da Câmara, é o que popularmente se chama de CPI. O projeto foi entregue oficialmente à Mesa Diretora durante a sessão.


Autismo, saneamento e captação de água

Foram aprovadas ainda três proposições de Cesinha (Pros). O Projeto de Lei do Legislativo 16/2018, que torna obrigatórias placas de indicação de atendimento prioritário a autistas em estabelecimentos públicos. O Requerimento 469/2019 indaga ao Executivo sobre a viabilidade de a BRK Ambiental assumir a instalação de esgoto no Jardim Vitória. Já o 447/2019 questiona a prefeitura sobre a paralisação de obras na estação de captação de água do Frade.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support