Vereadores aprovam proposições sobre saúde em Macaé

Foto:Ivana Gravina

UBS para o Novo Horizonte

A Câmara Municipal de Macaé aprovou nesta terça-feira (13) o Requerimento 467/2019, solicitando ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Novo Horizonte. Segundo o autor, Val Barbeiro (PHS), é grande a necessidade da população local. “Tenho recebido muitos pedidos de moradores do bairro nesse sentido”.

Márcio Barcelos (MDB) apoiou. “Estamos comemorando o início do funcionamento de um centro de especialidades em nosso município, com 38 consultórios. Mas é necessário que ele esteja integrado com unidades de saúde básica nos bairros”.

Marcel Silvano (PT) citou problemas em UBSs no Novo Cavaleiros, Ajuda e Morro de São Jorge. “Diante de situações assim, não faz sentido o remanejamento de R$ 350 mil da saúde básica para gastos com média e alta complexidade, realizado pela prefeitura recentemente”.

CPI da Saúde

O líder da oposição, Maxwell Vaz (SD), disse que a proposição de Val será acrescentada ao Projeto de Resolução do Legislativo, ainda a ser votado, que propõe a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar problemas em todas as unidades de saúde da cidade. A CEI, prevista no Regimento Interno da Câmara, é o que popularmente se chama de CPI. O projeto foi entregue oficialmente à Mesa Diretora durante a sessão.

Autismo, saneamento e captação de água

Foram aprovadas ainda três proposições de Cesinha (Pros). O Projeto de Lei do Legislativo 16/2018, que torna obrigatórias placas de indicação de atendimento prioritário a autistas em estabelecimentos públicos. O Requerimento 469/2019 indaga ao Executivo sobre a viabilidade de a BRK Ambiental assumir a instalação de esgoto no Jardim Vitória. Já o 447/2019 questiona a prefeitura sobre a paralisação de obras na estação de captação de água do Frade.

Jornalista: Marcello Riella Benites