Vereadores defendem a regulamentação do Uber

Câmara também aprova pedido para a criação do aplicativo “Táxi Macaé”.

Com a presença de diversos taxistas, a Câmara dos Vereadores aprovou um requerimento que pede a regulamentação do Uber pelo Executivo na sessão desta terça-feira (20). O aplicativo para smartphones oferece serviço particular de transporte e entrou em operação no final de 2017 na cidade, mas vem gerando polêmicas. Para o autor da iniciativa, Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, é necessário que a concorrência entre as categorias seja justa.
“Os taxistas fazem parte da história e do progresso de Macaé. Todos são profissionais e pagam altos impostos anualmente. Sabemos que os aplicativos são uma realidade no mundo, mas a regulamentação é fundamental. Eu temo que possa haver algum tipo de enfrentamento entre as partes se nada for feito”, disse Julinho.
De acordo com Luiz Fernando (PT do B), o atual cenário é desleal para os taxistas locais. “Sabemos que muitos motoristas do Uber vêm todos os dias de outras cidades da região, lucram e depois retornam. Desse jeito, a cidade só tem a perder”, alertou.
Marcel Silvano (PT) e Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, também discursaram a favor do requerimento. Na sequência, Maxwell Vaz (SD) lembrou que o Legislativo não pode propor a regulamentação. “A iniciativa, por força da lei, cabe exclusivamente ao prefeito e esperamos que ele se posicione. Inclusive, eu já protocolei uma proposta para que haja a isenção de impostos pagos pelos taxistas ao município, já que o Uber não paga”, acrescentou.
Aplicativo “Táxi Macaé”
Na mesma votação, foi aprovado um segundo requerimento de Julinho para que a prefeitura desenvolva o aplicativo “Táxi Macaé”, assim como foi implantado no Rio de Janeiro. “É uma iniciativa que pode tornar mais justa a concorrência”, defendeu Julinho.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.