Vereadores discutem aumento da prostituição



A sessão ordinária de ontem da Câmara foi presidida pelo primeiro-secr

A sessão ordinária de ontem da Câmara foi presidida pelo primeiro-secretário, Maxwell Vaz (PT). O presidente, Eduardo Cardoso (PPS) e a segunda-secretária, Marilena Garcia (PT), estavam ausentes porque, representando o Legislativo, participavam da abertura do seminário "Mulher : Universo e Desafios", promovido pela Câmara Municipal de Macaé com o apoio da Prefeitura, no paço municipal. O evento contou com a presença da secretária estadual de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva (PT). Hoje, segundo dia do evento, as palestras estão previstas para a partir das 9h30min, com a participação da juíza Denise Frossard (PPS).

Não houve quorum para deliberar sobre as matérias. Contudo, os vereadores presentes debateram sobre o problema do aumento da prostituição no município e sobre a necessidade do poder público assistir socialmente essa demanda. Paulo Antunes (sem partido) considerou o momento propício para essa discussão, visto que simultaneamente, no seminário, eram abordados os direitos das mulheres. O vereador apresentou um requerimento ao poder público municipal de ressocialização das mulheres que sobrevivem da prostituição. Antunes indica que um órgão municipal disponha de equipe técnica formada por psicólogos, médicos e assistentes sociais que possibilitem a elas oportunidades de integração ao mercado de trabalho. "Os homens públicos não podem fechar os olhos para esse grave problema", frisou.

Paulo Antunes observou que com a demolição do local onde havia prostituição, para a construção da Delegacia Legal, muitas mulheres estão trabalhando nas ruas no entorno da Câmara Municipal. Jorge de Jesus (PRB) disse que apesar de ter ficado satisfeito com a demolição do local, considera que é necessário que haja uma política pública voltada para as mulheres que se prostituem, no intuito de reintegrá-las à sociedade. Após a sessão, Antunes – que integrou a mesa diretora com Maria Helena Garcia (PSDB) – e Jorge de Jesus participaram do seminário.

Hoje, a primeira palestra está prevista para as 9h30min. A historiadora Ana Batista abordará "Mulher, multiplicidade de desafios"; a juíza Denise Frossard, "Os desafios da mulher no enfretamento da violência"; a mestra em Serviço Social (UFRJ), membro da Comissão Estadual de Segurança da Mulher e assessora parlamentar da deputada Cida Diogo (PT), Mariza Chaves, "Desafios para a implantação da Lei Maria da Penha". Outras palestrantes falarão de suas experiências de sucesso em várias áreas, como saúde, meio ambiente e trabalho e renda. A vereadora Marilena Garcia fará o encerramento tratando de "Os desafios que não se encerram". Às 11h15min, as convidadas farão uma visita ao Mercado de Produção Feminina de Macaé.

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support