Vereadores parabenizam sociedades musicais



Foi aprovado na sessão ordinária de ontem o requerimento 075/07, que solicit

Foi aprovado na sessão ordinária de ontem o requerimento 075/07, que solicita que o prefeito Riverton Mussi (*PMDB) estude a viabilidade de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e as sociedades musicais Lira dos Conspiradores e Nova Aurora. Essa última, que completa na próxima sexta-feira, dia 8, 134 anos, foi homenageada pela Câmara Municipal com uma moção de aplausos. A rivalidade entre as entidades centenárias foi descrita pelos parlamentares como parte da identidade cultural do município.

Paulo Antunes (*PMDB), autor do requerimento, enfatizou que Macaé precisa investir nessas instituições, tanto pelo seu valor histórico, quanto por sua contribuição social. “Assim poderemos tirar crianças das ruas, que terão a oportunidade de mostrar seu potencial como músicos”, disse. A moção de aplausos à aniversariante Nova Aurora foi proposta por Maxwell Vaz (PT) e justificada como reconhecimento ao trabalho da instituição que conjuga educação e cultura. “…assim como a Lira dos Conspiradores”, ressaltou o vereador.

A presidente da Sociedade Musical Nova Aurora, Maria Inês, ao receber a homenagem no plenário fez um convite ao público presente para o evento comemorativo da data: um encontro de bandas, no próximo Domingo, às 16h, no pátio da sede, localizada no Calçadão da Av. Rui Barbosa. Confirmaram presença as bandas dos municípios de Macaé, Nova Friburgo, Campos e Quissamã, mas não a rival, Lira dos Conspiradores.

O presidente da Câmara considerou essa competição histórica muito boa. “A não ida na Lira ao Aniversário da Nova Aurora significa que as duas bandas estão vivas”, disse Eduardo Cardoso (PPS). Luiz Fernando Pessanha (sem partido) também ressaltou essa rivalidade e parabenizou a instituição que “tanto fez, e faz pelo município de Macaé”, disse. Maria Helena Salles (PSDB) descreveu as sociedades musicais macaenses como exemplos determinação. “Apresentando-se com tanto brilhantismo, trazem orgulho a todos nós”, elogiou.

Além desse requerimento em destaque, tiveram relevo as proposições aprovadas: requerimento 074/07, apresentado por Paulo Paes (PSDB), que solicita ao Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo a instalação de um matadouro no município de Macaé, e a indicação 492/07 de Maxwell Vaz, que recomenda que, por meio da Guarda Municipal, o Executivo promova estudos técnicos para viabilizar o uso de câmeras de segurança para o monitoramento das escolas municipais. Vaz informou que essa foi uma demanda discutida durante o Seminário Regional de Segurança Escolar, promovido pelo 32º Batalhão de Polícia Militar. Ele justificou sua proposta ressaltando a experiência bem sucedida da Escola Cláudio Moacir, no bairro Parque Aeroporto.

*filiação não formalizada.

Deixe uma resposta