Vereadores pedem a reativação do Nuamc na Aroeira



 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">Proposta foi aprovada por unanimidade</span></span>

 &nbsp;

Motivados por um requerimento do vereador Maxwell Vaz (SD), os parlamentares discutiram a desativação do Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) da Aroeira e a sua transferência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposição, aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (8), pedirá esclarecimentos sobre o fato, já que, de acordo com o seu autor, a UPA não possui estrutura para manter o serviço.

 

Segundo Manoel Francisco Neto, o Manoel das Malvinas, a transferência foi feita devido à queda de parte do teto do prédio, onde funcionava o Nuamc da Aroeira. Igor Sardinha (PRB) acrescentou que a direção do Nuamc já havia solicitado inúmeras vezes reforma emergencial no local, uma vez que a estrutura do imóvel estava comprometida. “Mas a prefeitura não tomou nenhuma providência e o teto desabou. Então, foi preciso desativar o espaço”, relatou.

 

Maxwell criticou a prefeitura porque, segundo ele, não foi dada qualquer satisfação às pessoas que tinham atendimento agendado há meses no Nuamc e elas foram surpreendidas com o fechamento da unidade de saúde. “A prefeitura deveria ter deixado pelo menos um aviso no portão para esclarecer à população que o serviço havia sido transferido para a UPA e informar se os atendimentos estavam mantidos ou não. Em vez disso, ela deixou os cidadãos sem qualquer informação, completamente perdidos.”

 

Para Igor Sardinha, o acidente já havia sido previsto pelos próprios profissionais do Nuamc e poderia ter sido evitado com um pouco de planejamento do Executivo. “Esperamos agora que o Nuamc seja reativado na Aroeira e volte a prestar o atendimento devido aos cidadãos.” Maxwell também frisou a necessidade de melhorar a estrutura do núcleo de saúde e fez um apelo para a situação das pessoas que aguardam o retorno do atendimento na Aroeira.

 

Manutenção dos terminais e demolição do prédio do Sase

 

Também foi de Maxwell a Indicação 1075, para manutenção dos terminais da de ônibus da cidade. “Essa já é uma pauta trazida aqui, pelo vereador Igor. Com as chuvas, parece que chove mais dentro do que fora, principalmente, no Terminal Central, onde o teto pode desabar, causar lesões graves nas pessoas e até matar alguém”. O vereador Manoel Francisco discursou favoravelmente: “Aqui não se trata de ser da situação ou da oposição, mas de apoiar uma iniciativa que pode evitar mortes”.

 

 

Outra indicação de Maxwell foi para a demolição do antigo prédio do Sase, na Barra de Macaé. A proposição sustenta que o local tem servido para esconderijo de criminosos e de atrativo para animais causadores de doenças. O vereador propõe que seja construída uma creche no lugar. Além dessas, ele indicou ao Executivo a instalação de bueiros em ruas que estão ficando alagadas, com a água invadindo as casas, e a designação de agentes de controle de trânsito para a área próxima ao Terminal Cehab. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes.

 

 

Jornalistas: Adriana Corrêa e Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support