Vereadores, secretários e sociedade civil organizada discutem Audiência Pública do Orçamento 2008

Uma reunião realizada na Câmara, no último dia 21, pela comissã

Uma reunião realizada na Câmara, no último dia 21, pela comissão mista de 18 representantes dos poderes Executivo, Legislativo e da sociedade civil organizada definiu uma equipe de trabalho para divulgação e organização da segunda audiência pública, no dia 30, que continuará a discutir o Orçamento Municipal 2008; no dia 30, de 9h às 17h, no plenário da Câmara.

Durante a reunião, ficou definido a divisão da audiência em turnos e seus respectivos temas. No turno da manhã, os secretários de Saúde, Transporte e Educação irão apresentar o valor total do orçamento referente à sua área, e explanarão as ações prioritárias, bem como o recurso que está sendo destinado a cada uma delas. Em seguida, estará aberta a participação do público presente para fazer perguntas por escrito ou verbalmente.

O turno da tarde ficará destinado aos secretários das áreas de Infra-estrutura (Obras, Saneamento, Interior e Serviço Público), Meio Ambiente, Segurança e Desenvolvimento Social. Para cada área foi estipulado um tempo de apresentação e discussão.

Na segunda-feira, dia 26, às 14h, a comissão mista organizadora da segunda audiência se reunirá na Câmara para tratar das ações de divulgação; para que, no dia 30, a população compareça na discussão orçamentária.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Planejamento e Gestão, Carla Mussi Ramos; Planejamento, Luís Otávio; Comunicação Social, Rômulo Campos; e Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes.

Carla Mussi ficou responsável por transmitir aos demais secretários a definição da programação da audiência.

Os vereadores Marilena Garcia (PT), João Sérgio de Lima (PMDB), Maria Helena Salles (PSDB) e representantes do vereador Maxwell Vaz (PT) participaram da reunião junto com os secretários e os representantes da sociedade civil organizada.

A primeira audiência pública do Orçamento 2008 aconteceu no último dia 13. O valor total do Orçamento 2008, para o município, fornecido pelo Poder Executivo à Câmara, é de R$ 794.408.752,84. As maiores verbas são destinadas à Educação, R$ 149 milhões; Infra-estrutura, R$ 107 milhões e Saúde, R$ 93 milhões.