Aprovado convênio entre município e estado por escola no Lagomar

Julinho do Aeroporto (MDB) foi um dos vereadores que defendeu o projeto.
 Os vereadores da Câmara Municipal de Macaé aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei (PL) 002/2019, do Executivo, para concluir o Colégio Estadual Carlos Walter Marinho Campos, no Lagomar. O PL pede autorização do Legislativo para realizar convênio com o governo estadual a fim de dar continuidade à obra.
Declarando voto favorável, Marcel Silvano (PT) iniciou o debate. “O projeto não informa se será uma unidade de ensino fundamental ou médio. Além disso, fala-se em continuar uma obra estadual quando duas municipais no Parque da Cidade não têm previsão de retomada”. O petista enfatizou, no entanto, que é a favor de que haja para os jovens do bairro uma escola próxima de suas casas.
Maxwell Vaz (SD) questionou o regime de urgência, aprovado semana passada. “Isso impede sugestões dos parlamentares. Fiz emendas, mas não tive tempo de apresentá-las. Eu previa que remanejamentos para essa obra precisassem ser aprovados pela Câmara”. Ele disse que a iniciativa envolve R$ 6 milhões, enquanto outras escolas passam por problemas.
Parecer contrário e defesa do PL
Relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Luiz Fernando Peçanha (sem partido) informou ter dado parecer contrário ao PL. “O artigo terceiro prevê crédito especiais, para as obras, já aprovados junto com o projeto. De onde serão tirados esses valores? Além disso, não tem estudo de impacto financeiro”.
Robson Oliveira (MDB) parabenizou o prefeito Aluízio dos Santos Júnior (sem partido) pelo projeto, mas também criticou a falta de informações aos vereadores. “Não veio sequer um esboço do contrato que a prefeitura pretende realizar com o estado”.
Em defesa do projeto, Luciano Diniz (MDB) acrescentou que o PL informa a duração da obra – dois anos –, o valor necessário e as fontes dos recursos. Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto, discursou: “Quem vai administrar pode ser o município ou estado. O importante é termos a escola”.
O presidente Eduardo Cardoso (PPS) também considera importante a iniciativa da prefeitura, mencionando a crise financeira estadual. “Uma coisa é certa: o estado não conseguirá concluir aquela obra apenas com recursos próprios”. 

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.