Aprovados projetos em defesa da mulher e pessoas com deficiência

Os autores das propostas foram os vereadores Luiz Matos (foto) e Cesinha

Na sessão desta quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Macaé aprovou dois projetos de lei (PLs) e um requerimento que buscam assegurar direitos às mulheres e pessoas com deficiência (PcD). O PL 98/2021 é de Luiz Matos (Republicanos) e prevê a obrigatoriedade de medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco nas dependências de estabelecimentos comerciais da cidade. O PL 103/2021 é do mesmo autor e propõe a criação de um Centro do Atleta Deficiente para dar acesso a diversas modalidades, além de permitir o treinamento daqueles que já praticam algum esporte.
O presidente Cesinha (Pros) teve o requerimento 492/2021 aprovado, no qual solicita informações sobre o Programa de Saúde Mental do município. Ele quer saber quantos funcionários (função e quantidade) fazem o atendimento ao público; qual o tratamento oferecido aos autistas jovens; quantos autistas com laudo são tratados pelo programa e qual a faixa etária; se existe neurologista para atendê-los; e qual a previsão de espera para aqueles que precisam do serviço de fonoaudiologia e psicologia – pacientes e familiares.
Proteção à mulher
Luiz Matos relatou que a sua motivação para elaborar o PL 98/2021 foram os golpes cometidos contra as mulheres – sobretudo em bares, restaurantes e casas de show – segundo ele, cada vez mais comuns em todo o país. “Os golpistas marcam encontros por meio das redes sociais como se estivessem interessados em começar um relacionamento com aquelas mulheres. Mas na verdade é um golpe e eles querem apenas obter algum tipo de vantagem. Precisamos proteger as mulheres desse tipo de violência”, advertiu.
Iza Vicente (Rede), Cesinha e Luiz Fernando (Cidadania) discursaram em favor da iniciativa.
Fomento ao esporte
Com o objetivo de proporcionar aos deficientes de Macaé a prática de alguma atividade esportiva, o PL 103/2021 pretende ainda incentivar a formação de atletas paralímpicos. “Pouca publicidade é dada às Paralimpíadas, nas quais tivemos mais medalhistas do que nas Olimpíadas. Queremos que nossos para-atletas macaenses tenham condições de se prepararem para as competições. Tenho certeza que serão motivo de orgulho para todos nós”, defendeu.
 

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.