Aumento da contribuição previdenciária dos servidores é aprovado

Medida acontece por força de lei federal
  Nesta quarta-feira (7), a Câmara de Macaé aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 004/2021, do Executivo, que aumenta a contribuição previdenciária dos servidores municipais de 11% para 14%. A medida é pré-requisito para que estados e cidades possam receber recursos do governo federal.
Ao todo, 10 vereadores votaram a favor do PLC. José Prestes (PTB) votou pela abstenção e foi de Iza Vicente (Rede) o único voto contrário. De acordo com o líder do governo Guto Garcia (PDT), a prefeitura já perdeu verba porque o prazo para a sanção da lei expirou em junho.
Ele também lembrou que os representantes do Instituto de Previdência Social do Município de Macaé (Macaeprev) estiveram recentemente no Legislativo para explicar a situação previdenciária dos servidores. Após pesquisa, a sugestão para aplicar uma alíquota de acordo com a faixa salarial foi descartada.
“O objetivo do prefeito é buscar uma forma de unificar o PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) e também repor as perdas salariais dos últimos anos sem reajuste”, disse Guto.
Depois de sancionado, o PLC 004/2021 entra em período de noventena, ou seja, um período de 90 dias até que a cobrança passe a ser efetivada.
Reajuste
Iza, Luciano Diniz (Cidadania) e Professor Michel (Patriota) assinaram juntos uma indicação, também aprovada por unanimidade, para que a prefeitura comece estudos e apresente uma proposta de dissídio salarial. Eles defendem que o aumento passe a vigorar a partir de janeiro de 2022.
Vacina
O presidente Cesinha (Pros) é o autor do Projeto de Lei 080/2021, que inclui profissionais de agências bancárias no grupo prioritário para a vacina contra a Covid-19. A iniciativa teve aprovação unânime. “A categoria trabalha sem interrupção desde o início da pandemia. Sem eles, não seria possível o pagamento dos auxílios emergenciais, por exemplo”, defendeu.
Sustentabilidade
Com apoio de todos os parlamentares presentes na sessão, o Legislativo aprovou a lei que cria a Área de Proteção Ambiental Rio Novo, na Ilha Leocádia. Assim, o governo terá meios para regularizar as moradias existentes, além de ações de infraestrutura e de controle para coibir invasões.
Durante os debates, a Casa ressaltou que este é um importante avanço e uma oportunidade para solucionar o problema que vem de gestões passadas.
Saúde
Outro projeto de lei aprovado por unanimidade foi de George Jardim (PSDB). Ele quer assegurar o atendimento prioritário em serviços públicos (hospitais, mercados, bancos, loterias, eventos culturais) para doadores de sangue e de medula óssea.
Fiscalização
Por meio de requerimento, Paulo Paes (DEM) solicita que a prefeitura envie relatório atual com todos os imóveis alugados e os respectivos valores de contrato. O pedido foi aprovado pelos demais parlamentares sem nenhum voto contra.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.