Autismo: Legislativo e Mopam avançam em propostas de inclusão

Foto:Ivana Gravina

Câmara também defende que o governo promova campanhas educativas

Na tarde desta quarta-feira (4), o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Cesinha (Pros), recebeu novamente as líderes do projeto Motivados Pelo Autismo – Macaé (Mopam), Lucia Anglada e Caroline Muzarine. Eles discutiram as reivindicações já apresentadas à secretaria de Mobilidade Urbana, especialmente sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Uma das propostas é que o documento seja entregue com adesivo de prioridade para veículos, além de uma cartilha informativa. De acordo com Lucia, esse é um dos principais objetivos do Mopam. “A carteirinha é a base que garante os acessos aos direitos legais”, disse.

Por solicitação da Presidência, o subsecretário de Mobilidade, Luiz Carlos Kiko Alencar Besouchet, e o técnico da pasta, Antônio Cláudio Marques, também presentes, abordaram a possibilidade de que o governo promova campanhas educativas. Na próxima semana, todos retornam ao Legislativo com representantes das secretarias­ de Saúde e da Educação para uma nova reunião.

Jornalista: Júnior Barbosa