Balneabilidade das praias de Macaé em discussão

O requerimento n° 804/2017, do vereador Maxwell Vaz (SD), gerou debate ao pedir ao Executivo providências para garantir a balneabilidade das praias da cidade, em especial as da Imbetiba, do Forte, da Barra e do Aeroporto. A solicitação foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Macaé.
Na ocasião, o autor do requerimento lembrou que uma das poucas praias próprias para banho na cidade, recentemente, também apresentou problemas de balneabilidade. O vereador se referia à Praia do Pecado e fez um apelo aos moradores do bairro e arredores que ainda não fizeram a ligação da sua residência à rede de esgoto. “Sabemos que essa obra tem um custo para o cidadão, mas é para evitarmos a poluição de todo um ambiente utilizado por nós e por nossos filhos”, ponderou.
De acordo com o último boletim do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), divulgado no dia 11 de julho de 2017, das nove praias de Macaé, apenas três estão próprias para banho: praias Campista, dos Cavaleiros e do Pecado.
Para Maxwell, o caso mais complicado é o da Praia da Barra, que está na foz do Rio Macaé e recebe todo o esgoto que é despejado no rio. “Contudo, não é o caso das praias da Imbetiba e do Forte, que podem ser despoluídas mais rapidamente. Basta uma ação mais efetiva do governo, como fiscalizar o descarte irregular de resíduos e acelerar o processo de tratamento do esgoto na cidade”.
Já Marcel Silvano (PT) chamou a atenção para a importância de preservar o meio ambiente e os recursos hídricos de Macaé para desenvolver o seu potencial turístico. “Essas condições são decisivas para atrair investidores. Temos um litoral pequeno, com restritas possibilidades de banho, pois em alguns trechos o mar é bastante violento. Se as praias estiverem poluídas e o ambiente degradado, não haverá possibilidade de desenvolvimento turístico”.
Confira o relatório do Inea da Balneabilidade por município clicando aqui

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.