Biblioteca do Legislativo recebe três centenas de livros do governo estadual

Foto:Ivana Gravina

Espaço funciona na antiga sede da Câmara

A Biblioteca Celina Mussi de Oliveira, do Centro Cultural do Legislativo, recebeu gratuitamente, neste mês, 297 livros do Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB), da Secretaria do Estado de Cultura. A doação foi obtida após análise criteriosa do órgão. “Precisamos comprovar que tínhamos frequência de visitação e estrutura para receber as obras, entre outras exigências”, informou o coordenador, Maycom Gomes.

História social, artística e cultural do Rio de Janeiro, inovação científica, clima, meio ambiente, política, literatura brasileira e internacional, incluindo romances e jornalismo investigativo estão entre os títulos doados. Segundo Maycon, está em processo outra doação, da Biblioteca Nacional, e solicitações para aquisição, sempre gratuita, junto a editoras e instituições públicas e privadas de todo o país.

Ele disse ainda que a prioridade, nos pedidos, é para publicações sobre história e literatura macaense e da região. “Nosso objetivo é o melhoramento quantitativo e qualitativo do acervo, com ênfase na produção regional”. O acervo atual é de 818 obras.

Celina Mussi de Oliveira (1929-1994)

A professora que dá nome à biblioteca começou a trabalhar na prefeitura de Macaé, na Escola Antônio Curvelo Benjamim, em 1958. Em 1966, ela foi nomeada bibliotecária, assumindo em 1972 a diretoria da Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto, função que exerceu até sua morte.

Participação no Flic Mac

A Biblioteca Celina Mussi de Oliveira montou um estande no Festival de Literatura e Cultura (Flic Mac) que está acontecendo na Cidade Universitária, de 23 a 25 de outubro, das 8h30 às 20h, com o tema “A literatura e a arte como forma de vencer o preconceito”.

Segundo a diretora do Centro Cultural, Maria Ângela Antunes Viana, o objetivo da participação é atrair o público para que conheça o acervo do local, inaugurado no dia 8 de agosto. “Como estamos funcionando há relativamente pouco tempo, muita gente não sabe que a Câmara dispõe de uma biblioteca”.

A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Para visitas guiadas, é necessário agendamento prévio pelos telefones 2772-4268 ou 2772-4885.

Jornalista: Marcello Riella Benites