Biblioteca do Legislativo recebe três centenas de livros do governo estadual

Foto:Ivana Gravina

Espaço funciona na antiga sede da Câmara

A Biblioteca Celina Mussi de Oliveira, do Centro Cultural do Legislativo, recebeu gratuitamente, neste mês, 297 livros do Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB), da Secretaria do Estado de Cultura. A doação foi obtida após análise criteriosa do órgão. “Precisamos comprovar que tínhamos frequência de visitação e estrutura para receber as obras, entre outras exigências”, informou o coordenador, Maycom Gomes.

História social, artística e cultural do Rio de Janeiro, inovação científica, clima, meio ambiente, política, literatura brasileira e internacional, incluindo romances e jornalismo investigativo estão entre os títulos doados. Segundo Maycon, está em processo outra doação, da Biblioteca Nacional, e solicitações para aquisição, sempre gratuita, junto a editoras e instituições públicas e privadas de todo o país.

Ele disse ainda que a prioridade, nos pedidos, é para publicações sobre história e literatura macaense e da região. “Nosso objetivo é o melhoramento quantitativo e qualitativo do acervo, com ênfase na produção regional”. O acervo atual é de 818 obras.

Celina Mussi de Oliveira (1929-1994)

A professora que dá nome à biblioteca começou a trabalhar na prefeitura de Macaé, na Escola Antônio Curvelo Benjamim, em 1958. Em 1966, ela foi nomeada bibliotecária, assumindo em 1972 a diretoria da Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto, função que exerceu até sua morte.

Participação no Flic Mac

A Biblioteca Celina Mussi de Oliveira montou um estande no Festival de Literatura e Cultura (Flic Mac) que está acontecendo na Cidade Universitária, de 23 a 25 de outubro, das 8h30 às 20h, com o tema “A literatura e a arte como forma de vencer o preconceito”.

Segundo a diretora do Centro Cultural, Maria Ângela Antunes Viana, o objetivo da participação é atrair o público para que conheça o acervo do local, inaugurado no dia 8 de agosto. “Como estamos funcionando há relativamente pouco tempo, muita gente não sabe que a Câmara dispõe de uma biblioteca”.

A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Para visitas guiadas, é necessário agendamento prévio pelos telefones 2772-4268 ou 2772-4885. 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites
Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support