Câmara aprova Código Tributário após acordo entre oposição e governo

Depois de um acordo entre bancadas de oposição e governo, a Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (27), o novo Código Tributário – Projeto de Lei Complementar (PLC) 009/2017. A votação ocorreu no último dia do prazo para que o PLC entre em vigor já no ano que vem. Foi negociada a retirada de três emendas e a permanência de 16, para serem aprovadas por unanimidade.
Uma delas, de Welberth Rezende (PPS), reduz de 3,75% para 2% a taxa do Imposto sobre Serviços (ISS) das empresas de manutenção do setor offshore. “As taxas sobre os serviços portuários e de exploração já eram de 2%. Comparando com outros municípios, observamos que estimularíamos bastante os investimentos baixando para 2% também a taxa sobre a manutenção”.
As demais emendas foram de Marcel Silvano (PT) e Maxwell Vaz (SD). Entre elas, uma de Maxwell prevê que a comissão julgadora dos processos de multa tenha membros representando entidades como a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. “Será uma comissão paritária, não apenas com servidores municipais, mas incluindo entidades que participarão em sistema de rodízio”, explicou o vereador.
Uma das emendas apresentadas por Marcel aumenta a possibilidade de parcelamento de dívidas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) contraídas por servidores públicos que estejam com sua renda afetada pela crise econômica. “É o caso de professores, policiais e outros funcionários do Estado, que poderiam negociar parcelamento além das três vezes já previstas”, definiu o petista.
Debate
Antes da votação, a sessão foi interrompida duas vezes para negociar o acordo. Na segunda, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, deu pareceres favoráveis à votação das 16 emendas. Marcel e Luiz Fernando Pessanha (PT do B) criticaram o atraso do envio do PLC pelo governo. “Assim ficou muito limitado o cumprimento da atribuição dos vereadores de analisar o projeto”, disse Luiz Fernando.
O líder do governo, Márcio Bittencourt, sustentou que os prazos regimentais foram obedecidos. “Hoje tivemos aqui um exemplo de entendimento democrático”, afirmou. “Foram revertidos pareceres contrários à votação de todas as emendas, a maioria da oposição”, acrescentou o presidente Eduardo Cardoso (PPS). Assim como as emendas, o PLC teve aprovação unânime pelos parlamentares presentes.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.