Câmara aprova convocação do secretário de Esportes

Proposto por Marcel Silvano (PT), o Requerimento 825/2017 foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Macaé. Ele pediu a convocação do secretário municipal de Esportes, Aquiles Lemos Vieira, para dar esclarecimentos sobre o Bolsa-Atleta – criado para incentivar o esporte amador, olímpico e paralímpico na cidade.
O programa vem recebendo críticas devido à falta de transparência no processo de concessão de auxílio aos atletas. A vinda do secretário de Esportes ainda não tem data definida.
Marcel mostrou, em plenário, diversas notícias da imprensa local e regional com denúncias de irregularidades no programa. “Queremos que o secretário responda as críticas ao processo e explique qual é o plano para fomentar o esporte em Macaé”.
Para o vereador Marvel Maillet (Rede), há outras questões que precisam de esclarecimentos, como os projetos sociais paralisados, a falta de manutenção do Ginásio Municipal e a liberação, sem as devidas intervenções, do Moacyrzão que havia sido interditado devido à recente queda de parte de sua estrutura.
“Dos 199 beneficiados pelo Bolsa-Atleta, mais de 30 foram excluídos após denúncias de irregularidades. Acredito que os ajustes foram feitos e, agora, é preciso responder outras demandas”.
Marvel ainda apontou dois problemas no processo: o curto prazo para a inscrição (uma semana) no programa, associado à falta de publicidade, e à recusa do Executivo em formar uma comissão fiscalizadora composta por atletas da cidade.
Bancada governista volta atrás e vota favorável
O líder da bancada do governo, o vereador Márcio Bittencourt (PMDB), que, inicialmente, havia se posicionado contrário ao requerimento, voltou atrás da decisão após consulta ao secretário. “Conversei (por telefone) com Aquiles e ele se dispôs a vir à Câmara e esclarecer os pontos levantados”.
Outras críticas
O vereador Maxwell Vaz (SD) criticou a falta de diversificação das modalidades esportivas contempladas e questionou o fato de apenas um atleta do handebol ter sido beneficiado. Já a crítica do presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), foi direcionada à aplicação do orçamento. “Se faltam recursos, acho que a prefeitura deveria investir no esporte amador e no esporte como instrumento de educação e cidadania, não no esporte de alto rendimento” – referindo-se ao Bolsa-Atleta.
Por fim, Nilton César Moreira, o Cesinha (Pros), relatou que o campeonato de futebol das Malvinas, que acontece há alguns anos, foi cancelado por falta de arbitragem e pediu explicações ao secretário sobre o motivo da Secretaria não ter disponibilizado um árbitro. “A Comunidade das Malvinas já é tão carente de opções de esporte e cidadania que não podemos privá-la desse evento único. Assim, deixamos os jovens sem oportunidades e acabamos por perdê-los para as drogas”.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.