Câmara aprova projeto de eficiência energética no serviço público

Foto:Tiago Ferreira

PL prevê a captação de água de chuva e instalação de painéis de energia solar

A proposta de instalação de um sistema de captação de água da chuva e geração de energia elétrica, por meio de painéis solares, em prédios públicos foi aprovada na sessão desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé. A proposta foi feita pelo vereador Edson Chiquini (PSD) e prevê que a instalação seja feita em prédios da administração municipal a serem construídos ou reformados.

De acordo com Chiquini, atualmente 1.300 municípios planejam efetuar essa mudança em prol da economia aos cofres públicos e da eficiência energética sustentável. “Não estamos criando despesas, mas investindo em economia e preservação do meio ambiente. Com o atual gasto da prefeitura com energia elétrica o investimento se pagaria em um ano e meio”, informou.

O presidente do Legislativo concordou que é preciso pensar no futuro, no meio ambiente e nos recursos híbridos e o projeto gera economia aos cofres públicos a médio e longo prazo. “Por isso, também vamos licitar o serviço na Câmara, onde planejamos economizar R$ 1 milhão por ano”, declarou Cesinha (Pros).

Reginaldo do Hospital (Podemos), Amaro Luiz (PRTB) e Paulo Paes (Democratas) apoiaram a iniciativa.  Jornalista: Adriana Corrêa