Câmara aprova propostas de preservação ambiental e sustentabilidade

Foto:Tiago Ferreira

A iniciativa foi apresentada por Guto Garcia (foto) e Edson Chiquini

A aquisição e utilização de placas solares para a geração de energia no Legislativo foi aprovada na sessão desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Macaé. Elaborada pelos vereadores Guto Garcia (PDT) e Edson Chiquini (PSD), a proposta inclui ainda a implantação de coleta seletiva por gabinete e setor administrativo e a produção de húmus por meio da compostagem do lixo orgânico produzido.

De acordo com Guto Garcia, além dos painéis solares, seria necessário a compra de pelo menos dez composteiras verticais. “Tornaríamos a Câmara e o Museu do Legislativo unidades sustentáveis, dando exemplo para todos os demais órgãos públicos”.

Chiquini que já havia feito um projeto de Lei (PL) para a implementação dessas mudanças na Prefeitura de Macaé, lamentou o PL ter sido vetado pelo Executivo. “Mesmo assim, continuamos a luta por uma cidade mais limpa e sustentável”, disse.


SOS Praia do Pecado

Outro requerimento aprovado solicita informações sobre a desapropriação da área de restinga na Praia do Pecado. A iniciativa foi de Rafael Amorim (PDT) que busca conhecer os detalhes do processo de demarcação onde deve ser implantado o Parque Natural Municipal da Restinga da Praia do Pecado.

Segundo o vereador, nos últimos 20 anos, foram feitos três decretos de desapropriação para preservar o que sobrou daquele ecossistema e tentar recuperar as áreas degradadas. “Destinamos recursos do último orçamento, por meio de emenda impositiva, para esta finalidade. Agora precisamos colocar em prática o plano de manejo da unidade de conservação”, advertiu.

A vereadora Iza Vicente (Rede) apoiou a causa que mobiliza há décadas moradores, esportistas e ambientalistas por meio do movimento SOS Praia do Pecado. “Reforço aqui o pedido de consolidação desse parque natural para que sejamos capazes de proteger a fauna e a flora que ainda existem naquele espaço”, acrescentou.

Professor Michel (Patriota) avaliou a ação como fundamental. “A restinga é importantíssima do ponto de vista ambiental, científico e econômico – para impulsionar o turismo ecológico. Estamos juntos nesse propósito”, declarou.

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support