Câmara aprova propostas de preservação ambiental e sustentabilidade

Foto:Tiago Ferreira

A iniciativa foi apresentada por Guto Garcia (foto) e Edson Chiquini

A aquisição e utilização de placas solares para a geração de energia no Legislativo foi aprovada na sessão desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Macaé. Elaborada pelos vereadores Guto Garcia (PDT) e Edson Chiquini (PSD), a proposta inclui ainda a implantação de coleta seletiva por gabinete e setor administrativo e a produção de húmus por meio da compostagem do lixo orgânico produzido.

De acordo com Guto Garcia, além dos painéis solares, seria necessário a compra de pelo menos dez composteiras verticais. “Tornaríamos a Câmara e o Museu do Legislativo unidades sustentáveis, dando exemplo para todos os demais órgãos públicos”.

Chiquini que já havia feito um projeto de Lei (PL) para a implementação dessas mudanças na Prefeitura de Macaé, lamentou o PL ter sido vetado pelo Executivo. “Mesmo assim, continuamos a luta por uma cidade mais limpa e sustentável”, disse.

SOS Praia do Pecado

Outro requerimento aprovado solicita informações sobre a desapropriação da área de restinga na Praia do Pecado. A iniciativa foi de Rafael Amorim (PDT) que busca conhecer os detalhes do processo de demarcação onde deve ser implantado o Parque Natural Municipal da Restinga da Praia do Pecado.

Segundo o vereador, nos últimos 20 anos, foram feitos três decretos de desapropriação para preservar o que sobrou daquele ecossistema e tentar recuperar as áreas degradadas. “Destinamos recursos do último orçamento, por meio de emenda impositiva, para esta finalidade. Agora precisamos colocar em prática o plano de manejo da unidade de conservação”, advertiu.

A vereadora Iza Vicente (Rede) apoiou a causa que mobiliza há décadas moradores, esportistas e ambientalistas por meio do movimento SOS Praia do Pecado. “Reforço aqui o pedido de consolidação desse parque natural para que sejamos capazes de proteger a fauna e a flora que ainda existem naquele espaço”, acrescentou.

Professor Michel (Patriota) avaliou a ação como fundamental. “A restinga é importantíssima do ponto de vista ambiental, científico e econômico – para impulsionar o turismo ecológico. Estamos juntos nesse propósito”, declarou.

Jornalista: Júnior Barbosa