Câmara aprova propostas de preservação ambiental e sustentabilidade

A iniciativa foi apresentada por Guto Garcia (foto) e Edson Chiquini

A aquisição e utilização de placas solares para a geração de energia no Legislativo foi aprovada na sessão desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Macaé. Elaborada pelos vereadores Guto Garcia (PDT) e Edson Chiquini (PSD), a proposta inclui ainda a implantação de coleta seletiva por gabinete e setor administrativo e a produção de húmus por meio da compostagem do lixo orgânico produzido.
De acordo com Guto Garcia, além dos painéis solares, seria necessário a compra de pelo menos dez composteiras verticais. “Tornaríamos a Câmara e o Museu do Legislativo unidades sustentáveis, dando exemplo para todos os demais órgãos públicos”.
Chiquini que já havia feito um projeto de Lei (PL) para a implementação dessas mudanças na Prefeitura de Macaé, lamentou o PL ter sido vetado pelo Executivo. “Mesmo assim, continuamos a luta por uma cidade mais limpa e sustentável”, disse.

SOS Praia do Pecado

Outro requerimento aprovado solicita informações sobre a desapropriação da área de restinga na Praia do Pecado. A iniciativa foi de Rafael Amorim (PDT) que busca conhecer os detalhes do processo de demarcação onde deve ser implantado o Parque Natural Municipal da Restinga da Praia do Pecado.
Segundo o vereador, nos últimos 20 anos, foram feitos três decretos de desapropriação para preservar o que sobrou daquele ecossistema e tentar recuperar as áreas degradadas. “Destinamos recursos do último orçamento, por meio de emenda impositiva, para esta finalidade. Agora precisamos colocar em prática o plano de manejo da unidade de conservação”, advertiu.
A vereadora Iza Vicente (Rede) apoiou a causa que mobiliza há décadas moradores, esportistas e ambientalistas por meio do movimento SOS Praia do Pecado. “Reforço aqui o pedido de consolidação desse parque natural para que sejamos capazes de proteger a fauna e a flora que ainda existem naquele espaço”, acrescentou.
Professor Michel (Patriota) avaliou a ação como fundamental. “A restinga é importantíssima do ponto de vista ambiental, científico e econômico – para impulsionar o turismo ecológico. Estamos juntos nesse propósito”, declarou.
 

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.