Câmara capacita servidores para atuar na segurança do Legislativo

Com o propósito de capacitar os 26 agentes de vigilância que atuam nas duas sedes do Legislativo, a Câmara Municipal de Macaé (CMM) firmou uma parceria com a Guarda Municipal para ministrar cursos de segurança física de instalações, proteção de autoridades, defesa pessoal, técnicas de primeiros socorros e uso de tecnologias não letais. A capacitação acontece no mês de maio, nos dias 17, 18 e 19 (primeira turma) e nos dias 24, 25 e 26 (segunda turma), na sede da CMM.

De acordo com o guarda municipal, Jiovanne Pereira, o curso foi adaptado para preparar os servidores para situações de trabalho que podem ocorrer no Legislativo. “É importante agir preventivamente para que os agentes saibam como proceder e controlar a situação, caso ocorra alguma ameaça à ordem, à segurança ou ao bom funcionamento da Casa”.

As aulas são divididas em teóricas e práticas com foco, sobretudo, em técnicas de abordagem, para que o contato com o público seja o mais pacífico e cordial possível, informou o coordenador de Operações Especiais da Guarda Municipal, João Henrique Ribeiro. “Além de mostrar como usar detectores de metais e técnicas de imobilização para conter agressores, o curso também aborda planejamento e inteligência como estratégia de trabalho”, acrescentou Ribeiro.

Para o agente de vigilância, Dinarte Santos, a capacitação é importante para que os profissionais exerçam suas funções com segurança e eficiência. “A expectativa é que melhore cada vez mais as nossas condições de trabalho, com o uso de novos equipamentos e cursos periódicos de atualização”.

O diretor geral Gabriel Peçanha confirmou que que há outras ações em andamento para melhorar a segurança da instituição, como o aumento da quantidade e da qualidade dos radiotransmissores, que já são utilizados pelos agentes de vigilância. “Também estamos adquirindo novas câmeras para ampliar o monitoramento 24 horas e, em breve, será iniciado o controle de acesso de veículos por cancela, ou previamente autorizados, com uso de adesivos”.

Como forma de valorizar e motivar cada vez mais os servidores, a atual gestão do Legislativo ainda pretende realizar cursos periódicos para diversas categorias de servidores e revisar o plano de cargos e salários.

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support