Câmara capacita servidores para atuar na segurança do Legislativo

Com o propósito de capacitar os 26 agentes de vigilância que atuam nas duas sedes do Legislativo, a Câmara Municipal de Macaé (CMM) firmou uma parceria com a Guarda Municipal para ministrar cursos de segurança física de instalações, proteção de autoridades, defesa pessoal, técnicas de primeiros socorros e uso de tecnologias não letais. A capacitação acontece no mês de maio, nos dias 17, 18 e 19 (primeira turma) e nos dias 24, 25 e 26 (segunda turma), na sede da CMM.
De acordo com o guarda municipal, Jiovanne Pereira, o curso foi adaptado para preparar os servidores para situações de trabalho que podem ocorrer no Legislativo. “É importante agir preventivamente para que os agentes saibam como proceder e controlar a situação, caso ocorra alguma ameaça à ordem, à segurança ou ao bom funcionamento da Casa”.
As aulas são divididas em teóricas e práticas com foco, sobretudo, em técnicas de abordagem, para que o contato com o público seja o mais pacífico e cordial possível, informou o coordenador de Operações Especiais da Guarda Municipal, João Henrique Ribeiro. “Além de mostrar como usar detectores de metais e técnicas de imobilização para conter agressores, o curso também aborda planejamento e inteligência como estratégia de trabalho”, acrescentou Ribeiro.
Para o agente de vigilância, Dinarte Santos, a capacitação é importante para que os profissionais exerçam suas funções com segurança e eficiência. “A expectativa é que melhore cada vez mais as nossas condições de trabalho, com o uso de novos equipamentos e cursos periódicos de atualização”.
O diretor geral Gabriel Peçanha confirmou que que há outras ações em andamento para melhorar a segurança da instituição, como o aumento da quantidade e da qualidade dos radiotransmissores, que já são utilizados pelos agentes de vigilância. “Também estamos adquirindo novas câmeras para ampliar o monitoramento 24 horas e, em breve, será iniciado o controle de acesso de veículos por cancela, ou previamente autorizados, com uso de adesivos”.
Como forma de valorizar e motivar cada vez mais os servidores, a atual gestão do Legislativo ainda pretende realizar cursos periódicos para diversas categorias de servidores e revisar o plano de cargos e salários.
 
Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.