Câmara comemora os dez anos dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UFRJ

Foto:Ivana Gravina

Professora homenageada, Maria Antonieta, ressaltou a importância da enfermagem e da nutrição

 A defesa da universidade pública deu o tom da solenidade de dez anos dos cursos de Nutrição e de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ na cidade, na noite desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé. Presidido por Marcel Silvano (PT), o evento teve a presença de grande número de professores, estudantes, ex-alunos e funcionários da instituição.

Foi a segunda vez em uma semana que a Casa celebrou aniversário de faculdades da UFRJ. Citado por oradores da cerimônia como importante incentivador, o presidente Eduardo Cardoso (PPS) não pôde comparecer por problemas de saúde. Aluízio Teixeira (1944–2012), reitor à época da implantação do Campus Macaé, também foi lembrado com gratidão.

“Num tempo em que o conceito de excelência para a universidade pública não está no projeto de país colocado pelo governo, comemorações como essa são brechas para o fortalecimento das nossas esperanças”, discursou Marcel.

A aluna Andressa Hespanhol, presidente do Centro Acadêmico (CA) de Enfermagem, convidou o público para uma manifestação contra o corte de gastos para a educação. “Quero que todos os estudantes tenham a oportunidade que estou tendo de formação gratuita e de qualidade”.

O presidente do CA de Nutrição, Luiz Felipe Lopes, falou em seguida. “Estamos tendo a oportunidade de unir o saber científico ao saber popular, que resulta no conhecimento. Esse papel da universidade está colocado à prova no atual momento político”.

Compromisso social e gratidão aos pioneiros

Iuri Bastos, coordenador da Enfermagem e Obstetrícia, ressaltou o crescimento do campus nesses anos e acrescentou: “Renovamos nosso compromisso com o desenvolvimento social de Macaé”. Coordenadora da Nutrição, Fernanda Braga, disse que chegou à cidade cinco anos atrás. “Ouvindo a história das lutas para a implantação, agradeço muito aos pioneiros”.

Jane de Carlos Capelli, professora responsável pelos estágios e práticas de ensino dos futuros nutricionistas manifestou grande emoção. “É maravilhoso ouvir ex-alunos me contarem: ‘Estou conseguindo espaço no mercado, já estou trabalhando!’.”

Enfermagem e nutrição, tão importantes quanto a medicina

Foi marcante a participação de Maria Antonieta Tyrrel, que foi diretora da Escola de Enfermagem Anna Néry, da UFRJ na capital do Estado, durante o período da implantação, e primeira diretora do Campus Macaé.

Nascida no Peru e naturalizada brasileira, ressaltou a pouca visibilidade dos cursos diante da “área hegemônica”, como ela definiu a medicina. “A mídia não nos valoriza. Mas as três áreas têm a mesma importância”, disse a professora.

“Também faço questão de lembrar e agradecer o grande carinho que o ex-prefeito Riverton Mussi teve conosco, tanto em nos receber na prefeitura quanto em vir ao campus, interessado em nossas demandas”, afirmou.

Tyrrel foi homenageada por Marcel com uma Moção de Aplauso. No total, 13 pessoas que contribuíram nas duas faculdades receberam moções do vereador. 

Jornalista: Marcello Riella Benites
Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support