Câmara defende medidas de proteção aos animais

Foto:Reprodução

Thales lembra que proposta já é adotada em diversas cidades no país

Na sessão desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Macaé voltou a discutir ações voltadas para a proteção dos animais. Por unanimidade, foi aprovado o requerimento de Thales Coutinho (Podemos), que solicita ao Executivo a viabilidade de implantar o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SamuVet).

De acordo com o parlamentar, a proposta já é executada em diversas cidades do país, sendo importante para a saúde pública. “Além de prestar os primeiros socorros, a unidade móvel também pode ser utilizada no resgate de animais que sofrem maus tratos ou que foram abandonados, por exemplo”, acrescentou.

Conhecido por ser defensor da causa, Rafael Amorim (PDT) elogiou a iniciativa de Thales. “Várias vezes, moradores ou iniciativas organizadas assumem a responsabilidade, mas tudo gera um custo. Ressalto que é preciso cobrar do atropelador a responsabilidade pelo socorro, mas o animal nem deveria estar em situação de abandono nas ruas.”

Rafael ainda falou sobre inauguração da Unidade Básica de Saúde Animal da Serra, ontem (9), no distrito de Córrego do Ouro (Região Serrana). Parlamentares, como Edson Chiquini (PSD) e Professor Michel (Patriota), também discursaram a favor do pedido.

Economia e tradição

Durante a videoconferência, outro requerimento que contou com apoio unânime foi o de Guto Garcia (PDT). Ele defende a criação da Feira Nordestina no Lagomar, com o objetivo de movimentar a economia no bairro por meio da culinária e do artesanato.

Jornalista: Júnior Barbosa