Câmara Juvenil elege novos vereadores

Eleições ocorrem em 10 escolas da rede municipal nesta quinta-feira

O Projeto Câmara Juvenil chega esta semana ao seu processo eleitoral para a escolha de novos parlamentares. Ao todo, 10 escolas da rede municipal participam do projeto este ano e elegerão 17 representantes para atuarem apresentando propostas que transformem a realidade das escolas e também dos bairros de Macaé. A votação acontece nesta quinta-feira (18), durante todo o dia. Podem votar alunos, professores, diretores e funcionários das escolas participantes.

As escolas participantes, que terão seus representantes para o período de julho de 2015 até dezembro de 2016, são: o Colégio Municipal Olga Benário Prestes; o Polivalente; o Colégio de Aplicação; Colégio Municipal do Botafogo; Colégio Municipal Tarcísio Figueiredo, na Bicuda Grande; Natálio Antunes, em Córrego do Ouro; Carolina Curvelo Benjamin, no Trapiche; Maria Letícia; Cláudio Moacyr e Engenho da Praia.

Para o vereador Marcel Silvano (PT), a atuação do Câmara Juvenil tem se mostrado um importante instrumento para buscar os avanços que a educação e a cidade necessitam. “Neste período em que a Câmara Juvenil vem atuando, os estudantes conseguiram melhorias como é o caso da escola Maria Letícia, que teve sua reforma acelerada a partir da indicação do vereador Gabriel Balman e ainda existem outras propostas apresentadas e aprovadas por eles que foram apresentadas e elogiadas pelos vereadores”, destacou o parlamentar.

O Projeto Câmara Juvenil, teve seu início em 2005 e elegeu vereadores para atuarem nos anos de 2006 e 2007, sendo depois interrompido entre os anos de 2008 e 2012, quando foi retomado e elegeu no ano passado 17 vereadores. Alguns deles tentarão a reeleição este ano.

Na última legislatura, os vereadores juvenis conquistaram melhorias importantes para as suas escolas, como reformas e garantia de estrutura para espaços como biblioteca, além de melhorias no trânsito, como aconteceu no Lagomar, que teve o ordenamento da mobilidade urbana a partir da proposta apresentada pela então vereadora mirim Nilcia Liz, do Colégio Engenho da Praia.