Câmara luta por mais vacinas para Macaé

Foto:Tiago Ferreira

A solicitação foi encaminhada ao governo do estado

Por iniciativa da vereadora Iza Vicente (Rede), foi aprovado na sessão desta quarta-feira (2), na Câmara de Vereadores, um requerimento que questiona ao governo do estado o baixo quantitativo de vacinas repassadas a Macaé. O documento será enviado ao Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, solicitando esclarecimentos à população local.

De acordo com pesquisa realizada pela própria vereadora, no site Localiza SUS do Ministério da Saúde, Macaé possui uma população maior que algumas cidades que receberam número superior de doses de vacinas para prevenir a Covid-19. Seria o caso de Nova Friburgo e Barra Mansa, por exemplo.

Para Iza, parece que Macaé está sendo penalizada pela boa gestão da vacina, uma vez que foi um dos poucos municípios que adotou a estratégia de guardar a segunda dose. Tal medida garantiu que não faltasse a dose final para completar a imunização dos cidadãos.

“Queremos uma explicação sobre o motivo de estarmos recebendo doses em número proporcionalmente inferior a outros municípios. Campos, por exemplo, não guardou vacina e já está vacinando pessoas com comorbidades na faixa dos 30 anos, enquanto Macaé ainda está na faixa dos 40.”

Outros oito parlamentares assinaram o requerimento a convite de Iza Vicente, a fim de somar forças para conseguir mais vacinas para Macaé. São eles: o presidente Nilton César Pereira Moreira (Pros), Thales Coutinho (Podemos), Tico Jardim (Pros), Pastor Luiz Matos (Republicanos), Edson Chiquini (PSD), Guto Garcia (PDT), Luciano Diniz (Cidadania) e Professor Michel (Patriota).    Jornalista: Adriana Corrêa