Câmara pede cumprimento de leis ignoradas pelo Executivo

As cobranças ao cumprimento da legislação são de Marcel Silvano e de Maxwell
Foram aprovados na sessão desta terça-feira (27), na Câmara Municipal, dois requerimentos do vereador Marcel Silvano (PT). O primeiro diz respeito ao não cumprimento da Lei 4.392/2017, que determina a disponibilização de números, horários e itinerários dos veículos de transporte público nos pontos de ônibus e terminais da cidade. O segundo pede esclarecimentos pela não execução da Lei 4.462/2018, que prevê a colocação de placas informativas nos prédios históricos, que ajudem a contar a história de Macaé.
Segundo o autor dos requerimentos, a Lei 4.392/2017 já está em vigor há dois anos e a 4.462/2018 está na mesma situação há um ano e quatro meses. “É direito do povo saber a sua história, por isso é tão importante que coloquem as placas nos imóveis históricos”. Marcel também reforçou a necessidade de dar acesso às informações sobre os ônibus que circulam na cidade. “O cidadão não consegue saber quando chegará em casa, pois os horários não seguem um padrão e não há como fiscalizar dessa maneira”, esclareceu.
Maxwell Vaz (SD) também mencionou outra lei que vem sendo descumprida pelo Executivo, a do arranjo físico na rede elétrica, telefônica e de internet das vias públicas. De acordo com o parlamentar, um emaranhado de fios e cabos aéreos poluem o visual da cidade e causam insegurança aos transeuntes. “Fiz uma lei que foi aprovada por esta Casa dando poderes ao prefeito de ordenar e multar as empresas que não cumprirem as normas de instalação, mas até hoje nenhuma providência foi tomada para solucionar o problema”.
Terminal Central
Maxwell Vaz também apresentou um requerimento que solicita o cronograma físico e financeiro da obra do Terminal Central. Além da demora na conclusão da reforma, ele alegou que os impactos no trânsito e na locomoção das pessoas são enormes. “Instalaram roletas nas calçadas, prejudicando a circulação nos espaços públicos. Os terminais foram improvisados em pontos de ônibus que não têm capacidade para receber os passageiros e não há previsão para isso acabar”. A proposta foi aprovada pelos demais parlamentares presentes. 

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.