Câmara prioriza questões dos trabalhadores

Foto:Tiago Ferreira

Vereadores aprovaram programação especial na Semana do Trabalhador.

O Legislativo macaense ampliará por uma hora a sessão do dia 2 de maio para que sindicalistas exponham reivindicações. E fará uma extraordinária, às 10h, no dia 4, visando discutir proposições sobre direitos dos trabalhadores. A decisão foi tomada após debate, nesta quarta-feira (25), depois de um requerimento verbal de Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto.

“Como temos muitas matérias a votar e o feriado de 1º de maio cai em dia de sessão, proponho que passemos a pauta desse dia para a quinta-feira seguinte (3)”, solicitou. O presidente, Eduardo Cardoso (PPS), Maxwell Vaz (SD) e Marcel Silvano (PT) ponderaram que o Regimento Interno (RI) só prevê sessões ordinárias nas terças e quartas-feiras.

“Estão previstas apenas sessões extraordinárias, ainda assim, com pautas específicas. Sugiro uma para deliberar sobre matérias que defendam os trabalhadores, para homenageá-los pelo seu dia”, defendeu Marcel. Ao ver sua proposta questionada, Julinho a retirou. Maxwell, então, apresentou oficialmente a de Marcel, que foi aprovada. A data da sexta-feira (2) foi proposta por Eduardo Cardoso.

O único que votou contra foi Paulo Antunes (PMDB). Ele havia apresentado a ideia, que também foi votada e aprovada, de aumentar a sessão da quarta seguinte ao 1º de maio para que os trabalhadores se manifestem. Por sugestão de Marcel, serão convidados os sindicatos dos servidores, professores e guardas municipais.

Ficaram decididos também um encaminhamento de alteração no RI para contemplar a ideia original de Julinho e outro, também lembrado por ele, de redução do recesso parlamentar de 100 para 50 dias.

Programação:

• Quarta-feira, 2 de maio, 10h: Sessão ordinária ampliada com a participação de sindicatos municipais

• Sexta-feira, 4 de maio, 10h: Sessão extraordinária para deliberar sobre proposições de interesse dos trabalhadores

Jornalista: Marcello Riella Benites