Câmara prioriza questões dos trabalhadores

Foto:Tiago Ferreira

Vereadores aprovaram programação especial na Semana do Trabalhador.

O Legislativo macaense ampliará por uma hora a sessão do dia 2 de maio para que sindicalistas exponham reivindicações. E fará uma extraordinária, às 10h, no dia 4, visando discutir proposições sobre direitos dos trabalhadores. A decisão foi tomada após debate, nesta quarta-feira (25), depois de um requerimento verbal de Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto.

“Como temos muitas matérias a votar e o feriado de 1º de maio cai em dia de sessão, proponho que passemos a pauta desse dia para a quinta-feira seguinte (3)”, solicitou. O presidente, Eduardo Cardoso (PPS), Maxwell Vaz (SD) e Marcel Silvano (PT) ponderaram que o Regimento Interno (RI) só prevê sessões ordinárias nas terças e quartas-feiras.

“Estão previstas apenas sessões extraordinárias, ainda assim, com pautas específicas. Sugiro uma para deliberar sobre matérias que defendam os trabalhadores, para homenageá-los pelo seu dia”, defendeu Marcel. Ao ver sua proposta questionada, Julinho a retirou. Maxwell, então, apresentou oficialmente a de Marcel, que foi aprovada. A data da sexta-feira (2) foi proposta por Eduardo Cardoso.

O único que votou contra foi Paulo Antunes (PMDB). Ele havia apresentado a ideia, que também foi votada e aprovada, de aumentar a sessão da quarta seguinte ao 1º de maio para que os trabalhadores se manifestem. Por sugestão de Marcel, serão convidados os sindicatos dos servidores, professores e guardas municipais.

Ficaram decididos também um encaminhamento de alteração no RI para contemplar a ideia original de Julinho e outro, também lembrado por ele, de redução do recesso parlamentar de 100 para 50 dias.

Programação:

  • Quarta-feira, 2 de maio, 10h: Sessão ordinária ampliada com a participação de sindicatos municipais

  • Sexta-feira, 4 de maio, 10h: Sessão extraordinária para deliberar sobre proposições de interesse dos trabalhadores

Jornalista: Marcello Riella Benites
Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support